quinta-feira, 30 de setembro de 2010

QUANDO UM LIVRO FALA E A ALMA RESPONDE



“Um país se faz com homens e livros” Monteiro Lobato
O mundo atual nos convida a participar dos avanços tecnológicos, enquanto o adormecer do passado nos deixa a oportunidade de buscar nos livros o sonho de um futuro perfeito. Através da literatura viajamos a um destino enriquecedor traçado por palavras, e somos convocados a exercitar a imaginação.
Os livros partilham conosco sentimentos e pensamentos, coloca-nos em outro tempo, outros lugares, outras culturas.
Devemos perceber o quão importante é o ato de ler. Ler é saber, e desenvolve não só a capacidade de leitura, mas a capacidade verbal e escrita.
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
O livro nos traz conhecimento e além de tudo exercita o pensamento e a imaginação. No entanto, a prática da leitura esta sendo superada pelos atributos da tecnologia. Hoje mais do que nunca, devemos estar conscientes da importância que o hábito de ler desempenha no desenvolvimento do ser humano.
Através da leitura aprendemos o mundo, investigamos de onde viemos e para onde vamos, ajuda-nos a pensar e refletir, a conhecer os outros e a nós mesmos.
Cada um de nós pode contribuir para o êxito de conciliar um aprendizado eficaz e produtivo com o progresso confuso ao qual nos é oferecido todos os dias.
Cito uma frase de Clarice Lispector “A palavra é o meu domínio sobre o mundo”
Façamos nossas crianças entrarem em contato com a leitura e assim valorizar os livros, ouvir os adultos contar histórias, ver as imagens levando-as a reconstituir a história a partir da mensagem retida, ajudando-as a caminhar pela sequência literária comum que se inicia com a ilustração concreta.
Escrevamos então nossa história a partir do conhecimento, da educação, da cultura e daquilo que aprendemos, pois tudo o que levamos conosco é aquilo que aprendemos.
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog