domingo, 15 de janeiro de 2012

O APREÇO ÀS RELAÇÕES HUMANAS


Para se construir um relacionamento significativo e de longo prazo com alguém é preciso integridade, e não simplesmente como um acessório, mas como uma exigência. Não abra mão da verdade.
Se não é possível confiar nas pequenas coisas, não é possível confiar de modo algum.

Não há como evitar a influência que os outros exercem sobre nossa vida, mas o seu caminho deve ser trilhado por você, suas escolhas pertencem a você.

Compreender o poder dessa influência nos ajudará a perceber a importância das relações e o quanto permitiremos ser guiados por elas ou não.
Entenda que não é o que fazem a nós que determina o nosso caminho, mas o nosso modo de reagir diante do que fazem e os passos que serão dados por nós.

Por vezes em nossas relações haverá discordância, desencontros e mal entendidos, mas o desejo de olharem juntos na mesma direção, e lutar de mãos dadas por um mesmo propósito enriquecerá a caminhada e o objetivo.
Compreendermos e estarmos, ambos, dispostos à compreensão e ao perdão tornará à construção de uma verdadeira relação, pautadas em amor e respeito.

Nossas relações dizem muito sobre nós.
Muitas vezes nos perguntamos por que pessoas se afastaram de nós, mas não nos damos conta de que somos nós mesmos que as afastamos... Com palavras, atitudes ou mesmo com nosso silêncio e omissão.
Devemos cuidar com apreço daqueles que amamos e nos são importantes.

Precisamos ter zelo ao construir nossos relacionamentos se quisermos que ele seja significativo e não permitir que qualquer um seja nosso amigo ou pertença ao nosso círculo de convivência ou assim pode-se concluir que o preço para tornar-se nosso amigo é muito baixo, ou que pertencer ao nosso círculo possa não ser de grande importância.

A verdade e a integridade deve estar acima de qualquer relacionamento, mesmo que isso signifique perdas em nossas relações, caso aconteça de perdermos alguém por sermos íntegros demais, consideremos isso como ganho e não perda. Não podemos ter receio de nos afastar de quem não aprecie nossa verdade.

Cultivemos relacionamentos que nos levem a algum lugar, e não que nos impeçam de chegar, quem nos ama chora nossas lágrimas e contribuem com nosso sucesso.
Semeie uma semente de integridade no coração das pessoas que ama, e busque encontrar essas sementes com quem se relaciona.

Finalizo com uma frase que define o pensamento aqui discorrido:
"Os relacionamentos que você procura são a terra para a sua semente. Eles aperfeiçoam sua vida ou sufocam a semente. Sua colheita será determinada, basicamente, pela terra de seus relacionamentos, por isso, escolha-os com sabedoria." Robb Thompson

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

GUARDO AS LEMBRANÇAS NO BOLSO

“O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades.” Mário Lago


Comecei esse texto com essa frase do saudoso Mário Lago, um homem que fora cheio de lembranças...

Minhas lembranças ecoam dentro de mim ora com ternura e singeleza, ora como um tufão a varrer tudo ao redor.
Algumas lembranças moram espersas dentro de uma sala escura, outras vagueiam lado a lado com um grito de alegria.

Viajando em meus pensamentos, vago dentro do mais profundo da minha alma tentando buscar explicações que me fariam entender o porquê algumas lembranças foram morar lá, e ocuparam um lugar que antes não lhes pertenciam.
Me recordo de algo que li de Mario Quintana que dizia: O passado não reconhece seu lugar, está sempre presente.
E é assim, nossas lembranças insistem em preencher espaços, deixando, por vezes, nesses espaços, grande vazio.

Tantas vezes volto atrás, ando em círculos, busco caminhos incertos, chego a me perder e me canso em tentativas aparentemente inúteis de encontrar sentido há algumas lembranças que insistem em perambular por ruas estreitas, tentando fazer com que eu me ausente de mim.

Então mergulho para dentro de mim e guardo minhas memórias no bolso, para caminhar sem perdê-las e para que elas não tomem lugares além daqueles que lhes pertencem
Assim em vez de tentar escapar das lembranças, prefiro mergulhar nelas e voltar à tona com menos desespero e mais sabedoria.

Depois de repousadas minhas lembranças se escondem, porém me dizendo: ainda temos um encontro...
E eu tento faze-las entender que tenho sonhos... Que minha memória não irá esquecê-las, mas o controle delas é meu e os meus sonhos estão adiante.
Minhas lembranças me falam do meu passado, e os meus sonhos me falam sobre meu futuro.

A única razão de sermos tão apegados às lembranças é que elas não mudam, mesmo que tudo ao redor mude, envelheça, cresça e se transforme.
Embora igualmente intensos, lembranças e sonhos ocupam espaços distintos e seus caminhos nem sempre se cruzam...

Então... Guardo as lembranças no bolso e caminho com os sonhos!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MAIS DO QUE SÓ PALAVRAS


"Eu te amo..." Algo tão significativo e profundo, tão sério e contundente e às vezes usado com tanta facilidade e futilidade. Como pode ao mesmo tempo significar tanto e não significar nada.
Perdendo assim a importância e o seu real significado.

"Amor" no dicionário significa: Sentimento que impele as pessoas ao que é digno ou grandioso, imensa afeição ou grande amizade. Porém o que vemos em certos momentos é a banalização do seu sentido.

Dizer "eu te amo" é dizer a alguém que esse alguém é importante e especial pra você, que é alguém em quem confia, que pode contar com você em qualquer situação e que é fiel à ela. E que continuará amando-a ainda que cometa erros, que perdoará seus muitos erros.

Amar alguém é ser capaz de respeitar as diferenças, suportar os defeitos e acima de tudo conviver. Dizer a alguém " eu te amo" sem convivermos com esse alguém, sem conhecer seus defeitos, sem que haja algum tipo de identificação entre nós, é como dizer "eu te amo" a um desconhecido, e isso não é amor. É um querer bem, desejar a felicidade, torcer pelo sucesso, e não amar...

Existem tantas formas de expressar o quanto gosta de alguém, sem que use essa expressão tão importante e que diz tanto sobre você. Diz sobre você porque mostra seu caráter. Se você diz "eu te amo" a alguém que não é tão importante na sua vida é porque é superficial com seus sentimentos ou porque há algum tipo de interesse por trás dessa frase, sim pra você são apenas palavras.

"Eu te amo" é sentir na alma... E se torna uma expressão vazia quando dita em momentos não oportunos, ou quando não se sente realmente aquilo que diz. Apenas uma frase vazia.
Mais do que palavras, "eu te amo" é atitude, é mostrar que se importa, é as vezes abrir mão de sí mesmo pelo outro, é sentir falta da presença da outra pessoa, é defende-la ainda que a razão não esteja com ela e acima de tudo é sentir de verdade...

Palavras são só palavras... E o amor se mostra nas atitudes, no dia a dia, nos momentos bons e ruíns.
Se não pode sentir na alma e ter atitudes que contemplem esse amor, não diga: "eu te amo", pois além de não ser verdadeiro é injusto com aqueles que realmente são importantes na sua vida, e que você ama de verdade. Pode se tornar tão vazio em você que quando dita em verdade não soará mais tão importante para aquele que a ouve.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O TEMPO OUVE O CANTO DOS PÁSSAROS


O tempo não é algo que se possa voltar atrás... E ele passa depressa, ora como uma flecha que te acerta sem piedade, ora como um sábio conselheiro.
O tempo que passa... Não passa só, sempre leva algo de nós com ele, ora sonhos simples que ficaram à beira do caminho, ora caminhos integralmente sonhados.

Poderíamos ser como as águas que caminham para o mar sem se apegar aos rios por onde passam. Às águas simplesmente deixam o rio para abraçar o mar, como o orvalho que cai da folha sem se importar com seu destino.
Porém o tempo se impõe a nós, em um despertar contínuo de busca por nós mesmos, ora ele sorri como as estrelas que brilham gratas por iluminarem o céu, ora como um navio que vai ao longe sem se importar com quem ficou no cais.

Às vezes o tempo é empurrado pelo vento como um balão e corremos atrás dele sem nos darmos conta que estamos correndo em direção errada, ele vai ao céu em direção ao seu criador, brindar sua passagem com pingos de chuva.
O tempo faz um dia valer mais que outro dia, e ao passar faz tudo valer á pena, e nos faz enxergar que nem o erro foi desperdício.

O tempo que enxergas diante de ti falará por mim... Ora como alguém que se abandona para ser sozinho, ora abraçando o mundo esperando algum retorno.
Ele ouve o canto dos pássaros e sente o bater de suas asas em vôo, e nada perturba sua passagem, pois ele conhece seu significado. Ele não teme noites sombrias ou tempestades insanas, ele sabe que ainda assim ele vai passar.

O tempo vai passar você vai ver, e o que você vê diante de você será imagens perdidas em lembranças, ora esquecidas e sem voz, ora marcantes e gritando aos seus ouvidos o que ele fora outrora.
Mas é certo ele vai passar, seja com a graça e a leveza das flores, rolando como uma pedra a de um barranco levando tudo que encontra à frente, ou como a chuva que escorre da montanha querendo chegar logo ao rio na esperança de um dia novamente voltar ao mar.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O SENTIDO DAS COISAS


Esses dias me encontrei na rua e não quis falar comigo, cruzei a esquina e não me importei em me deixar tomar outro rumo.
Tenho pensado em que teria mudado trocar comigo algumas palavras...
Saber para onde eu iria ou talvez me conhecer melhor

O sentido das coisas são tão expressivos que se tornam as vezes invisíveis,os nossos olhos as vezes de tanto olhar não consegue ver.
Tenho tentado olhar através do que vejo, porém meus olhos não alcançam o que está se quer adiante...
Tudo está tão claro que as vezes o brilho da luz ofusca minha visão...

Saber que o passo seguinte pode mudar todo o sentido da vida, faz com que eu me perca em meio a direção do meu caminho...
Meus passos vão de encontro ao lado oposto, e o sentido que eles tomam nada representa pra mim.
Sem direção, sem sentido prossigo para onde quero chegar...

Há momentos na vida da gente, que a gente se pergunta por que é que as coisas acontecem dessa ou daquela forma ou mesmo são como são. E nesses momentos reflito sobre o real sentido das coisas... Porém no momento seguinte penso: Será que há algum sentido nas coisas...

Como dizia Clarice Linspector: Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. 
Não há significado do sentido das coisas, pois o significado das coisas é sem sentido
Isso quer dizer que o significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas, no posicionamento que tomamos em relação às coisas para que em algum momento, elas tenham algum sentido...

sábado, 20 de agosto de 2011

SONHAR NOVOS SONHOS


Com o passar do tempo percebemos que há sonhos que deixamos de sonhar
Sonhos que foram interrompidos para sonharmos outros sonhos
As vezes é preciso mudar a direção do caminho, seguir outros rumos
Sonhar novos sonhos...

Há corações que param no passado, esperando por algo que não vai acontecer
Para mover-se em direção ao futuro, é preciso que nosso coração encontre algo no presente
Todos os dias temos um momento para mudar tudo aquilo que nos faz mal
E mudar a história que queremos escrever

Escrevermos uma nova história só depende de nós...
A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la
Cuidemos de dar um passo à frente, um passo por menor que possa ser ou parecer
Pode nos levar a longos caminhos...

Os desafios que encontramos no caminho não determinam quem somos, e o que estamos nos tornando, mas sim a maneira com que respondemos aos desafios impostos
Tudo na vida passa rápido demais e o tempo se faz presente para apagar as marcas profundas

É preciso ter propósitos para seguir em frente e alcançar os novos sonhos
Sem propósitos a vida é um movimento sem sentido, uma atividade sem direção e acontecimentos sem motivo

Busque alcançar o que te faz feliz
Acredite em você e no que o tempo fez por você, no que ele te fez aprender
Não desista de caminhar, por mais curtos que sejam seus passos e mais longo que seja o caminho
Se sua decisão de seguir for suficientemente forte, a chegada será certa

Procure viver seus sonhos, os sonhos que você sonhou, e os que Deus te deu
Não viva pelos sonhos dos outros, pois o tempo vai passar e talvez você não tenha a chance de retornar para viver os seus

Reparta seus sonhos apenas com aqueles que sonham contigo e estariam com você em todo o tempo
Muitas vezes existem pessoas que torcem por você
Desejam te ver no topo, mas não suportariam enxergar-te quando estiver lá
Não há como sondarmos os corações alheios, então seja contido

Seus sonhos são só seus, e de quem te ama
São importantes pra você e para os que sonham contigo
Seus passos te identificarão... e o seu caminho te mostrará o destino
Ainda que os seus sonhos sejam transformados por novos sonhos
Viva-os, tenha propósitos e encontre no percurso o que te faz feliz...

domingo, 31 de julho de 2011

O TEMPO FAZ TUDO VALER À PENA...


O tempo faz tudo valer a pena... E nem o erro é disperdício
Os erros que cometemos, as palavras que são ditas ao acaso, os abraços que perdemos...
O que realmente conta é os caminhos que percorremos, cada lágrima derramada, cada suor vertido.

A busca por nós mesmos às vezes nos afasta dos outros...
Porém, nosso coração deve ser apto a regressar
Reconhecer que somos a soma uns dos outros e que só quando dividimos é que conseguimos multiplicar. E que sem amor e compreensão nada somos

A construção do que somos faz parte do que repartimos
Abra espaço em sua vida para oferecer palavras, afeto, atenção
Tudo passa e o que realmente ficará é o quanto você significou para os outros

Sabemos que viver é decepcionar às vezes, é esbarrar no inevitável
Inserir em nossos passos caminhos mal traçados que vão de encontro a lugar algum
Mas é aprender com os erros, reconhecer que a razão nem sempre está ao nosso lado
Que ouvir às vezes é melhor do que desabafar

Tudo passa... E ainda não nos demos conta que as pessoas são o que conta
Há encontros únicos na vida que nos fazem repensar e revisar tudo o que somos
E nos tocam tão profundamente, que por vezes, valem mais do que a convivência de uma vida inteira
Saber reconhecer momentos assim nos faz plenos e completos

Faça com que tudo valha à pena. Tudo cresce e tudo se transforma
As coisas se transformam e morrem, se não se transformam é por que já estão mortas
O caminho da transformação no final pouco importa, mas o destino na verdade é o que contará...
E no final o tempo fará tudo valer a pena...

sábado, 25 de junho de 2011

QUANTAS VEZES SOMOS CAPAZES...


Nosso caminhar e nossas atitudes nos diz quem somos...
Porém muitas vezes a dúvida insana do que somos pairará no ar para nos assombrar
É preciso desnudar esses conflitos e continuar no caminho, ainda que tortuoso
Ainda que o vento nos empurre de volta para trás e as pedras nos impeça de seguir

As vezes a vida irá nos bater forte demais com as circunstâncias e irá nos derrubar...
Sua pretensa finalidade é nos deixar lá, estendidos no chão dos acontecimentos
Nós temos duas escolhas, nos render ao solo e entregarmos a batalha vencida, ou
Nos levantar e ainda que feridos bater de volta e tentar derrubá-la

O mais importante na verdade não é o quanto batemos de volta
E sim quantas vezes poderemos suportar a dor e nos levantar
Mostrar a ela que ainda que destroçados e que por mais que ela nos derrube
Nossa vontade em superar-nos e continuar a luta é mais forte que os machucados causados por ela

O mundo não é um arco-íris ou um amanhecer ensolarado
É um lugar frio e duro, que por vezes te dará medo
Entretanto, o medo é como o fogo, um fogo que te queima por dentro
Se você conseguir controlá-lo, ele vai queimar você
Mas se o medo o controlar queimará não só você, mas tudo ao seu redor

Ninguém poderá mudar seu mundo por você, só você mesmo pode fazê-lo
Não busque em pessoas ou coisas o sentido da vida, isso você só encontrará dentro de você
Mude o seu universo interior, e seu mundo particular
Então as pessoas lhe farão algum sentido, e você terá algum sentido para elas...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARTES DE MIM...


Versos quebrados se escondem na minha poesia
Tento nos meus versos não dizer quem sou
Mas revelo-me ao faze-los
E fazendo-o me escondo ainda mais...

Sinto-me em algum lugar no meio do caminho
Perdida, só em meus pensamentos
Buscando-me onde não me posso achar
E achando-me onde não posso alcançar

Partes de mim escorre entre meus dedos
E vão se perdendo no caminho
Meu sorriso esconde minhas incertezas
E o meu caminhar, não revela-me ao próximo

Ninguém consegue enxergar o que trago em mim
São marcas que não deixo transparecer
Alguns puderam arranhar o exterior
Mas eles não podem tocar o que está por dentro

Só o silêncio me ouve, e a ele conto os meus medos
Medos que me escondem de mim
Para quem sabe alguém me encontre
E possa juntar as partes de mim que ficaram pelo caminho...

Partes que possa ajudar e me recompor
Juntando em mim o que ainda falta
O que falta não posso deixar de buscar
Buscando sigo, até enfim encontrar...

sábado, 16 de abril de 2011

OS SONHOS QUE DEIXARA DE SONHAR


Caminhava por entre ruas, e não havia ninguém além de mim...
Uma chuva fria e fina caía nesse entardecer, folhas espalhadas pelo chão davam a sensação de solidão e abandono.
 Havia muitas casas e todas igualmente brancas, porém uma resplandeceu em meu olhar.
Ao aproximar-me notei a porta entre aberta, me sobreveio uma vontade enorme de entrar, hesitei, não sei precisar por quanto tempo, mas hesitei

"Muitas vezes em nossas vidas andamos por caminhos desconhecidos, onde tudo nos parece igual e por vezes deserto e quando vemos uma oportunidade resplandecer a nossa frente até nos aproximamos, porém hesitamos e não nos entregamos ao novo"

Após hesitar alguns instantes, me deixei levar e entrei. Tudo parecia belo e cheio de vida, aconchegante e terno.
Como ninguém alí havia me contive em dar o próximo passo e romper ambiente à dentro.
Olhei pela janela e a chuva fina e fria dera espaço a um sol límpido, e uma brisa fresca soprava lá fora, um desejo enorme de sair veio sobre mim.

"Quantas vezes ao nos darmos oportunidades na vida ao vivê-las, por mais que tudo pareça belo, olhamos ao redor e algo ou alguém nos falta e então é o suficiente para questionarmos o brilho daquilo que estamos vivendo. E o outro lado parece ser sempre o melhor lugar para se estar"

Resolví permanecer alí e prosseguí... Em outro ambiente vislumbrei um grande e precioso quadro como uma linda paisagem, por alguns instantes a contemplei e ao me aproximar um pouco mais e penetrando meu olhos na imagem notei que entre a paisagem havia o desenho de uma moça entre lágrimas e seu chorar parecia tão profundo que penetrou em mim, como se eu pudesse tocar em sua tristeza.

"Por vezes mesmo vivendo algo especial, emoldurado por grande alegria e beleza que nos envolve, notamos que em algum lugar dentro de nós há algo escondido e que ao ser penetrado nos causa dor e tristeza e traz à tona sentimentos ruíns"

Ao me virar e perceber o restante do ambiente avistei uma mesa e nela uma folha de papel com algo escrito, ao me aproximar, uma sensação enorme de que o que alí estava escrito era direcionado a mim, e então eu lí: 
Dizia assim:  _ Esperei por tanto tempo por ti. Tanto que poderia ter contado todas as estrelas do céu, mas o tempo da espera foi angustiante, sua ausência sufocou-me e ao me dar conta de que não virías, partí...
Não me espere, não voltarei. Ainda pode me encontrar, mas agora somente dentro de você e em nenhum outro lugar.

E assim assinava: Os sonhos que um dia foram seus, mas que por algum motivo deixara de sonhar...

Arquivo do blog