terça-feira, 12 de outubro de 2010

UM SORRISO DE CRIANÇA

Os tempos de criança tem cheiro de chuva, sabor de algodão doce...

Tem lembranças que nunca se apagam...


Ser criança é ter esperança no olhar

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

É ter o dia mais feliz da vida todos os dias


Tem uma frase de Arthur Miller que gosto demais, ele disse: “ Não se pega o espírito de uma criança correndo atrás dela. É preciso ficar parado e por amor ela retornará”

A criança nos mostra Deus no extraordinário e traduz a essência do ser criado por Ele


Ser criança é estar de mãos dadas com a vida.

É desejar ansiosamente todas as respostas

É fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles


Encontramos tanta alegria no sorriso de uma criança que o coração fica pequeno demais para o corpo.

O sorriso de uma criança é como o arco-iris depois de uma tempestade repentina


Ser criança é sentir o presente como se o amanhã não tivesse importância

É fazer planos, dormir inventando sonhos, mesmo os que não se podem realizar

É acreditar que tudo é possível


Por que não fazemos hoje o que fazíamos outrora: despertar a criança que em nós há

Sorrir por nada, brincar na terra, correr na chuva

Devolver o mistério dos sonhos de infância


Ser criança...

Ter os olhos cheios de maravilha e surpresa

Com renovada energia acordar cada manhã

Acreditar que o futuro ainda é uma missão a realizar


Que possamos...

Voltar a ser criança e reaprender o mundo. Retornemos aos sonhos!

Que reapareçam as lembranças de questionamentos

Desvelem-se incoerências acomodadas que já nos passam desapercebidas na correria do dia-dia


Voltemos às recordações escondidas no coração e que possamos nos reencontrar com o homem-menino que há dentro de cada um de nós!!!



Dedico estas reflexões às crianças da minha vida, umas pequenas, outras crescida e uma que ainda está por nascer (Icaro, Allan, Nathália, Netinho, Débora, Arthur, João Pedro, Giulia, Tiaguinho e bb). Mas dedico principalmente à criança presente em cada um de nós!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BUSCANDO MOMENTOS MÁGICOS...


Buscamos o impossível sem nos dar conta de que o possível está diante de nós e que seu brilho pode ser mágico.
Devemos lapidar esses momentos mágicos...

Sejamos o sol em um dia frio, a chuva num dia seco, como o orvalho a tocar levemente as folhas
Cultivar flores ao redor do canteiro, flores para distribuir no caminho...

A vida é rápida demais, não deixe o vento te empurrar, encontre a magia do momento presente
Observe onde estão os momentos mágicos que vão fazer a diferença
Não podemos perder a sensibilidade de percebe-los...

Faça um dia valer mais do que o outro. Abrace o mundo sem esperar dele retorno
Viva os pequenos momentos...

Se alegre no sorriso de uma criança, dance a sombra do luar, e alcance o infinito
Mostre a beleza oculta em você, e compreenda os anseios da verdade
O tempo não é algo que se possa voltar atrás, corra com o vento...

Um dia ao chegar ao final, que possamos concluir...
Deixamos mais de nós do que poderíamos supor.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

QUANDO UM LIVRO FALA E A ALMA RESPONDE



“Um país se faz com homens e livros” Monteiro Lobato
O mundo atual nos convida a participar dos avanços tecnológicos, enquanto o adormecer do passado nos deixa a oportunidade de buscar nos livros o sonho de um futuro perfeito. Através da literatura viajamos a um destino enriquecedor traçado por palavras, e somos convocados a exercitar a imaginação.
Os livros partilham conosco sentimentos e pensamentos, coloca-nos em outro tempo, outros lugares, outras culturas.
Devemos perceber o quão importante é o ato de ler. Ler é saber, e desenvolve não só a capacidade de leitura, mas a capacidade verbal e escrita.
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
O livro nos traz conhecimento e além de tudo exercita o pensamento e a imaginação. No entanto, a prática da leitura esta sendo superada pelos atributos da tecnologia. Hoje mais do que nunca, devemos estar conscientes da importância que o hábito de ler desempenha no desenvolvimento do ser humano.
Através da leitura aprendemos o mundo, investigamos de onde viemos e para onde vamos, ajuda-nos a pensar e refletir, a conhecer os outros e a nós mesmos.
Cada um de nós pode contribuir para o êxito de conciliar um aprendizado eficaz e produtivo com o progresso confuso ao qual nos é oferecido todos os dias.
Cito uma frase de Clarice Lispector “A palavra é o meu domínio sobre o mundo”
Façamos nossas crianças entrarem em contato com a leitura e assim valorizar os livros, ouvir os adultos contar histórias, ver as imagens levando-as a reconstituir a história a partir da mensagem retida, ajudando-as a caminhar pela sequência literária comum que se inicia com a ilustração concreta.
Escrevamos então nossa história a partir do conhecimento, da educação, da cultura e daquilo que aprendemos, pois tudo o que levamos conosco é aquilo que aprendemos.
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci


sábado, 18 de setembro de 2010

TEORIA DO CAOS (EFEITO BORBOLETA)


“O bater de asas de uma borboleta no pacífico pode ser responsável pelo aparecimento de um tufão do outro lado do planeta”

O chamado Efeito Borboleta foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, na teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

O efeito borboleta, embora ilustrativo, explica o que cientistas chamam de teoria do caos – princípio que afirma que um pequeno evento pode ter conseqüências imprevisíveis, pois o resultado final é determinado por ações interligadas de forma quase aleatória.

É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido.

O efeito borboleta encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas, médicas, biológicas ou humanas na arte ou religião, entre outras aplicações, seja em áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo.

Segundo Ralph Stacey, professor de Administração da Hertford Business School: “… o Caos não significa desordem absoluta ou perda completa de forma, mas que sistemas guiados por certos tipos de leis perfeitamente ordenadas são capazes de se comportar de maneira aleatória e, desta forma, completamente imprevisível no longo prazo, em um nível específico”. Esta é a Teoria do Caos: há ordem na desordem e desordem na ordem.

Nossas ações e atitudes podem mudar a história de uma vida inteira, e afetar não só nossa vida como a do próximo. Atos estes que por vezes afetam pessoas das quais nem conhecemos.

Nós somos a soma das nossa escolhas e decisões, no entanto, a conta não leva em consideração somente nossa vida, mas daqueles que de alguma forma direta ou indireta são atingidos por nossas escolhas.

Dissertar sobre o Efeito Borboleta remete-nos a reflexão: que a história ao ser modificada, pode trazer consequencias, ou seja, atos individuais podem modificar o rumo dos acontecimentos e resultar em eventos completamente diversos.

Então preste atenção nas suas escolhas e tenha a disciplina e discernimento necessária para colocá-las em prática, pois são elas que moldarão, ativamente, o resto da sua vida, podendo afetar a vida de outros

sábado, 4 de setembro de 2010

AMIGOS QUE NOS FAZEM MELHORES DO QUE SOMOS


Existem irmãos que Deus nos dá e existem irmãos que Deus nos traz, a esses chamamos amigos...
Amigos são aqueles que nos fazem melhores do que somos e por vezes acreditam em nós mais do que nós mesmos.
Quem encontra um amigo de verdade, achou um tesouro de valor incalculável.

Lembrei-me agora de "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint Exupèry no episódio com a raposa:
_ Vamos brincar? diz o Pequeno Príncipe a raposa
_ Não posso, pois você ainda não me cativou
O Pequeno Príncipe pergunta:
_ O que é cativar ? e responde a raposa:
_ Cativar é criar laços, se não me cativas, tu és para mim como a todas as outras pessoas, mas se me cativas, tu te tornas para mim único

Os laços aos quais Exupèry se refere são laços de afeto, de compreensão, de cumplicidade, de amor. Vínculos que não se desatam com o tempo ou a distância, são laços espirituais.
Existem laços, por vezes, mais fortes e importantes do que laços de sangue.
Exupèry conclui "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Esses amigos que nos cativam ou são cativados por nós são presentes de Deus, vidas que o Senhor escolheu e separou para nos acompanhar ao longo da estrada.

Esses amigos/irmãos as vezes estão longe, outras sempre perto, muitas vezes discordando ou concordando sempre, diferentes ou iguais, não importa. Cada um tem um toque especial de Deus para nos fazer sentir importantes, amados, felizes e especiais.
O milagre da amizade não é a mão estendida, não é o sorriso carinhoso e nem mesmo o estar junto.
É a inspiração espiritual que nasce dentro da gente quando descobrimos que alguém ama, acredita e confia em nós !

Citando Vinícius de Moraes, ele disse certa vez "Não fazemos amigos, reconhecemo-os"
De fato reconhecemo-os nos pequenos gestos, em curtas palavras, num olhar de aprovação ou mesmo de repreensão, algumas vezes por palavras duras, outras de compreensão.

O certo é que, ter amigos é ter um abrigo seguro para onde se pode correr e quem possui esse abrigo possui um tesouro. Tesouro este que as traças não podem roer e nem o ladrão roubar.
São jóias raras, como pérolas, que saíram direto do espírito de Deus para juntar-se ao nosso.

Dedico essas singelas palavras a alguns pequenos tesouros que sairam do coração de Deus para cativar o meu.
(Carlos e Welida, Meire, Sandra, Laine, Denyse, Gislene, Cris Borges, Ale e Michelle)


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

COMO UM BALÃO LEVADO PELO VENTO...


"Paralelos jamais se cruzarão...
Estrelas que jamais irão brilhar
Uma busca incessante de incertezas
Planos que nunca serão concretizados
Sonhos nunca realizados"

Quando olho para trás percebo o quanto me busquei pela vida, sem jamais me encontrar
Não só buscava-me como fazia com que os outros me buscasse
Busquei-me em tantos lugares e nunca pude me ver
Quanto mais os outros buscavam-me, mais ainda eu os afastava, porque os fazia errar o caminho.
E assim fui perdendo-me...

Buscava-me incessantemente
Pegava-me tendo lembranças que queria esquecer
Esquecendo de lembranças que deveria conservar
Não estando onde desejava estar e estando onde não deveria

Queria poder filtrar os sons;
Ouvir somente o sussurro do vento, o cantar dos pássaros, o barulho da chuva
Poderia ter me alcançado, mas sentia-me longe
Corria atrás de mim como um balão levado pelo vento...
Nunca me dei conta que eu era o vento, e poderia ir para onde quisesse

Sempre procurei respostas
Ainda busco por elas;
Nas pessoas, na água, no vento...
Ouço o barulho das ondas e penso... o cheiro da brisa e penso...
o bater apressado das asas dos bem-te-vis e penso...
Penso e busco

Ainda hoje me pego em vão tentando me encontrar
Sem mais ter onde buscar, ainda me procuro...
E sigo com o vento!


domingo, 15 de agosto de 2010

A INTIMA LIGAÇÃO ENTRE O DIVINO E O NATURAL

A criação de Adão-Michelangelo

A origem do Universo é uma das grandes interrogações do homem. A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos. Muitos pensam que ciência e religião deveriam estar totalmente separadas. A verdade é que é impossível separar estas duas áreas do conhecimento humano.

Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria do Big Bang “a grande explosão”. A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo, naturalizado americano, George Gamow (1904-1968). Segundo ele, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Essa teoria apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico 

Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto. 
No entanto, o Big Bang é uma teoria, não sendo unanimidade entre os estudiosos.

O Criacionismo crê que a vida, o universo e tudo que nele há, foi criado por um ser superior “Deus”. No princípio, “Deus criou o céu e a terra" (Gênesis 1:1). Assim começa a Bíblia, e o primeiro capítulo do Gênesis relata de maneira como Deus criou o mundo. Sem utilizar nenhum material pré existente, ou nenhum instrumento, Deus foi criando todas as coisas: o céu e a terra, os animais e as plantas... e por último o homem. Deus criou o mundo do nada. A criação inteira é fruto do amor e onipotência de Deus: as coisas pequenas - ervas e insetos -, e as grandes: o sol, a lua, os sistemas planetários, as nebulosas, os mares.... O ser mais perfeito da criação visível é o homem. E Deus continua cuidando e governando tudo com suas leis.

Henry Margenau e Roy Abraham Varghese, editores do livro Cosmos, Bios, Theos, que foi produzido juntamente com outros 60 cientistas, 24 dos quais receberam um prêmio Nobel, confirmam a estrutura consistente da lógica e da analogia da ciência criacionista afirmando que “… só há uma resposta convincente para explicar a enorme complexidade e as leis do Universo – a criação por um Deus onisciente e onipotente.” (“The Laws of Nature Are Created by God” em Cosmos, Bios, Theos (LaSalle, IL: Open Court, 1992), p. 61).

As tradições cientificas e as tradições religiosas são sistemas de pensamentos que buscam a verdade. A religião baseia sua busca da verdade em um conhecimento que se acredita obter por revelação. A ciência busca a mesma verdade avaliando as interações observadas em nosso mundo físico.. Muitos não se dão conta que alcançar um entendimento rigoroso da biblia é uma tarefa tão ardua e exigente quanto a pesquisa cientifica

O cientista matemático C handra Wickramasinghe diz algo interessante: “Ao contrario da noção popular de que só o criacionismo apoia-se no sobrenatural, o evolucionismo também deve apoiar-se, desde que a probabilidade de formação da vida ao acaso são tão pequenas que exigem um milagre de geração espontânea equivalente ao argumento teológico”

Resumindo: tanto o “naturalismo científico” quanto o “criacionismo científico” buscam nas mesmas fontes as evidências para as suas propostas. A interpretação dessas evidências pode ser diferente. Mas isto não é uma questão de ciência e religião. Isso é uma questão de interpretação.

Quem pensa que pode haver um conflito real entre ciencia e religião deve ser muito inexperiente em ciencia ou muito ignorante em religião (Adalto Lourenço). Devemos nos atentar a dois fatos: A biblia não é um livro cientifico, porém nos mostra muitos dados cientificos.. A ciência, no entanto, está limitada a percepção humana.

Concluindo: Para tentermos entender a interação, a intima ligação entre o Divino e o Natural, precisamos mais do que o amor a biblia, é preciso também um conhecimento das ciências naturais. Para muitas pessoas, especialmente em meio a sofisticação do mundo ocidental, as leia objetivas e autônomas da física descrevem o Universo com precisão . Fato é que as leis da natureza como nós a vivenciamos não bastam para explicar as forças que, com efeito, formam o Universo. Essas mesmas leis que constituem as bases das nossas vidas, também não conseguem explicar o fenômeno mais central das nossas vidas, o surgimento da própria vida.

Termino com esta frase de um brilhante cientista, Isac Newton dizia: Faço ciência pois, quero saber como Deus criou o mundo

domingo, 8 de agosto de 2010

Nos caminhos da vida... Continue seguindo...


Eu caminhava por uma longa estrada, parecia que já caminha a muito tempo...
Sentei-me à beira da estrada e comecei a me recordar de todo o caminho até ali, lembre-me que já caminhava a tempos...
Um dia enquanto caminhava encontrei um homem que pedia esmolas, achei estranho afinal ali era deserto, perguntei-lhe:
_ Porque pede esmolas aqui ? Não passa ninguém nesse lugar e ele me respondeu:
_Nos caminhos da vida onde nada pensar encontrar , lá receberá a recompensa. Agora siga...
Prossegui e mesmo sem saber onde iria, caminhei e meus passos eram leves e fortes. A certa altura senti sede
Avistei um carro que se aproximava, ao me ver parou e então perguntei ao rapaz que dirigia se tinha água. Ele respondeu-me:
_Não tenho, mas logo adiante encontrará, e antes que eu dissesse qualquer palavra ele arrancou e eu o vi ao longe ir embora.
Andei muito e nada encontrei, depois de um tempo que não sei precisar vi o carro parado novamente a frente, e ao aproximar-me, ele estendeu a mão e me ofereceu um cantil, pouco bebi e minha sede cessou. Eu disse-lhe:
_Aqui não há água em canto algum, porque me fez caminhar até aqui para só então me dar água? E ele respondeu:
_Nos caminhos da vida só valorizamos aquilo que conquistamos com esforço. Agora siga... entrou no carro e sumiu no horizonte
Continuei seguindo, o tempo passava muito rápido e comecei a sentir fome. Notei que mais adiante havia uma cabana, quando me aproxemei havia um velho dentro dela sentado a frente de um cesto cheio de pães. Disse a ele que estava com fome, se poderia me dar alguns pães
Ele partiu o pão em muitos pedaços e me deu um pequenino pedaço.
Perguntei-lhe:
_Há aí tantos pães, porque me deu apenas esse pequeno pedaço? E então disse-me ele:
_Nos caminhos da vida, quando muito precisar, aprenderá a agradecer o pouco que lhe derem. Agora siga...
Percebi que mesmo tendo comido tão pouco não mais sentia fome, me levantei e continuei a caminhar, ao olhar para trás não vi mais a cabana.
Comecei então a indagar-me porque caminhava tanto, para onde iria afinal?
Ao olhar o horizonte vi que uma criança vinha ao meu encontro, ao se aproximar olhou fundo em meus olhos e disse-me
_Não pare, esse caminho te levará a um lugar... Nos caminhos da vida se,pré haverá momentos que desejará parar, mas siga...
Segurou forte em minhas mãos e começou a caminhar comigo, senti-me feliz, fechei os olhos e agradeci, quando abri os olhos ela já não estava mais lá, mas ainda podia sentir sua mão apertando a minha.
Caminhei por mais um tempo, depois sentei-me e adormecei. Ao despertar não sei precisar quanto tempo depois uma mulher com um esvoaçante vestido branco estava a minha frente. Perguntei a ela onde daria aquela longa estrada e ela me respondeu:
_Nos caminhos da vida você só saberá o destino se percorrer a estrada então levente-se e siga em retidão ...
Continuei por mais um longo tempo e sem obter respostas e chegar a lugar algum, me senti triste, ao entristecer-me chorei e ao chorar pela primeira vez nesse longo caminhar me senti cansada. Me ajoelhei no meio da estrada e orei...
Então escutei uma voz dizendo-me:
_Escute. Olhei por todos os lados, nada vi. A voz parecia não vir de lugar algum e de todos os lugares ao mesmo tempo, e novamente falou-me:
_Sou Eu quem falo. Eu sou o homem a quem pediu esmolas e não o deixou desistir, o rapaz que lhe cessou a sede, o velho que lhe saciou a fome, a criança que te fez prosseguir e a mulher que lhe indicou o caminho. Sou todos eles em um só, sou também o caminho que percorreu, a água que bebeu, o pão que te alimentou, a mão que te segurou e o destino.
Nos caminhos da vida é em minha direção que está indo. Nunca o deixarei desistir, aliviarei sua sede e saciarei sua fome, segurarei em suas mãos e lhe mostrarei a direção, pois lembre-se todos eles, sou Eu, e ao ir ao encontro de todos eles está indo ao meu encontro, ao encontro de Deus !!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sonhos de Criança em Espaços Infinitos


Ainda me lembro de quando era apenas uma criança
De quando nada importava a não ser as brincadeiras com os amigos
De quando amigos eram amigos, e o que se dizia era o que se fazia
De quando os sonhos faziam parte dos planos

Tantos sonhos, tantos planos irrealizados, planos que ficaram apenas em sonhos, sonhos que não foram integralmente sonhados.
Alguns sonhos tornaram-se reais, mas perderam a importância e a grandeza dos sonhos de criança.
Ser criança é ter um coração inventor, ter os olhos molhados de esperança na certeza de que amanhã tudo será diferente.


Porém, crescemos...

E o homem que é capaz de alcançar espaços infinitos, se perdeu na necessidade de encontrar um espaço dentro de si mesmo. É preciso desvendar o interior, buscar o tesouro que só existe dentro de nós mesmos.
O homem cresceu tão espetacularmente para fora de si que esqueceu o essencial, o que está por dentro, e isso tornou o homem só, encerrado em seu próprio mundo, com suas tragédias pessoais.
E enquanto buscar tesouros que os ladrões roubam e as traças corroem nada encontrarão. Nada fará você se sentir melhor, a não ser você mesmo. O que você reter de sí, é tudo o que possuirá.
É preciso correr riscos, estar preparado para os planos de Deus, encontrar o tesouro que Ele colocou dentro de cada um de nós, assim retornaremos aos sonhos de criança com a mesma intensidade e simplicidade, alcançando verdadeiramente espaços infinitos dentro e fora de nós mesmos

sábado, 17 de julho de 2010

A harmonia entre Deus e a Ciência Moderna




A nossa busca - ir e tentar descobrir o elo que une a nossa herança enquanto seres humanos à constituição do universo - nos leva a estudar a sabedoria biblica e os conhecimentos científicos. Assim verificamos que a síntese entre as descobertas cientificas e as tradições biblicas revelam-nos um universo que evoluiu, seja pelo desenvolvimento científico, seja por intervenção divina.
Um entendimento da ciência e da biblía mostra que, em vez de se contradizerem, os capítulos iniciais do livro de Gênesis e as descobertas da ciência moderna corroboram-se multuamente
O mundo é algo positivo, valoroso e digno de cuidadoso estudo porque foi criado para um propósito por um Deus perfeitamente bom (Geneis 1). Os humanos, como os únicos portadores da imagem de Deus, foram criados para discernir, descobrir e desenvolver as coisas boas da criação para glória de Deus e melhoria humana através do trabalho. O mandato da criação (Genesis 1: 26 – 28) inclui a atividade científica.

A noção de que a biblía e o conhecimento científico estão intimamente relacionados não é nova e continua importante. Estude os conhecimentos científicos se quiser compreender a relação entre o mundo e o modo como ele é regido por Deus
"Os céus narram a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos" (Sl 19:2) também é verdade que estudar e entender a história que esses céus contam é importante.
As Leis da Natureza exibem ordem, padrão e regularidade, visto que elas foram estabelecidas por um Deus de ordem (Salmo 19:1 – 4). A ciência deve ter como principio básico nos fazer entender essa ordem, padrão e regularidade exibidas por essas leis.


As virtudes intelectuais essenciais para levar o empreendimento científico adiante (constância, honestidade, integridade, humildade e coragem ) são partes da Lei Moral de Deus (Êxodo 20: 1 – 17)

Enquanto o cristianismo e a ciência tiveram suas disputas, não nos daremos conta que não há nada inerente à visão cristã, que seja inimiga da ciência corretamente entendida.
Isso quer dizer que a ciência a cada descoberta, não nos prova a inexistência de Deus, ao contrário, a ciência é chave para a compreensão do Universo que Deus criou.

Na história do Universo está contido um percurso que, atravessando muitas águas turvas, nos faz chegar a entender o que somos: a medida que se desenvolveu intelectualmente e progrediu nas conquistas materiais, o homem se isolou agindo como se todo o universo existisse em função dele. E aos poucos estamos percebendo que é fundamental para a nossa realização o encontro com Deus, a busca da unidade, da harmonia e da integração de nós mesmos com Deus e com o universo criado por Ele.

Arquivo do blog