quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

DEUS COLOCOU A ETERNIDADE NO CORAÇÃO DOS HOMENS



O Cristianismo contribuiu de forma decisiva para a pesquisa moderna defendendo que procurar entender nosso mundo faz parte do mandado cultural que Deus havia dado ao homem no ato da criação.


O homem deve conhecer melhor o universo que Deus criou e onde Deus o colocou, conhecer o próprio Deus é assim conhecer-se melhor. 

A religião surgiu na história da humanidade com as primeiras agregações sociais e, embora não seja a única possibilidade de conferir sentido a existência, para milhões de pessoas em diferentes épocas e culturas tem sido uma forma eficiente de se projetar no futuro com mais segurança. Ideais políticos, e comprometimento com causas sociais podem assumir a mesma função psíquica, porém pelo modo como um organizador psíquico privilegiado – embora exista o risco de instituições, dogmas e rituais exageradamente rígidos favorecem justamente o oposto: confusão, fanatismo e adoecimento mental


“Em nome da fé" se justificam ações de todo o gênero, dos gestos de generosidade às atrocidades.

O conceito de religião pode ser definido como um sistema de significados centrados no sagrado, que se torna  a lente através da qual percebemos a realidade.


Uma curiosidade tem intrigado pesquisadores: não só a função da religião no psiquismo, mas a possibilidade de haver no cérebro humano áreas cuja função específica é possibilitar experiências religiosas, como se estabelecem uma ponte em direção a Deus.

O geneticista Dean Hamer pesquisou a fundo questões que sustentam que a crença no criador é geneticamente determinada e que teria decifrado o “código” que revela que a fé não é simplesmente uma escolha pessoal, mas está contida em nossos genes. E afirma que há na espiritualidade um mecanismo biológico que nos deixa predispostos geneticamente a crer.

Hamer lançou assim uma das maiores controvérsias dos últimos tempos. Mas tanto teólogos, filósofos, antropólogos e psicanalistas que estudam o tema afirmam que a biologia não é capaz de explicar algo complexo, pois a definição de fé não é tão simples como propõe o autor.


“A ciência é uma disciplina que demanda medições precisas de fenômenos, e as dimensões da consciência humana não podem ser medidas dessa forma”

Tomás de Aquino dizia: “Todas a s ações humanas devem ser dirigidas a um fim último, a felicidade de estar com Deus”


Quando se crê na existência de Deus, a evidência mostrada pela ciência ao descobrir mediadores químicos que nos possibilita experiências com Ele, não muda os fatos: a experiência que se tem com Deus é singular e influencia a vida dos indivíduos, nas relações consigo mesmo e com os outros. E confere sentido à nossa própria história, do nascimento à morte e até a eternidade.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

É TEMPO DE MUDANÇAS POSSÍVEIS

  

Sonho com um novo tempo, onde a esperança ilumine cada manhã 

É tempo da preparação, de recuperar a paz, e o prazer das coisas mais elementares


Sonho com tempos em que a esperança semeia possibilidades sobre o solo aparentemente estéril, seco e infértil.

É tempo de recomeçar. De renovar a vida


Sonho com tempos de espírito livre.

Em mudanças vindas da alma. 

De dar chance ao inesperado.

O movimento das ondas me parece apropriado


Parei o tempo no meu coração, para ajustar os ponteiros do relógio da vida e assim recomeçar.

É tempo de recomeços.

Começar de novo é aprendizado.

Que os ventos da mudança soprem,

E tragam as mudanças possíveis.


Em tempos de mudanças drásticas, são os que aprendem que irão possuir o futuro. 

Algumas coisas serão encaminhadas para um novo destino, outras se perderão irremediavelmente. 


Sonho com as mudanças que arrastarão os devaneios e retornarão a paz desejada. 

Tenho esperanças e desejo a glória do futuro. 

Estou com sede de mudanças, mas não quero sair do imóvel e nem fazer reformas.
Quero desabitar os erros e mudar os velhos hábitos.


O processo de mudança acontece no horizonte

Os pássaros estão de mudança de tempos em tempos

Sonham sempre com a liberdade das suas asas, ainda que voem para o vazio

O vazio é o espaço da liberdade.

E a liberdade sonha com um novo destino.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

TUDO NOVO DO LADO DE DENTRO



Um velho ano se vai... 

Um novo ano se aproxima. 

Com o ano que passou perdi algumas necessidades, abri mão de algumas certezas, 

perdi o que me tinha muito valor, mas o que se perde, talvez, não era para ser meu.


No ano que passou também ganhei coisas e pessoas inesperadas, quis comigo o que me era precioso, e deixei ir o que não precisava mais. 

É tempo de encerrar ciclos, colocar pontos finais, e em alguns casos esperar. 

Mas esperar não significa inércia, mas ter esperança de que o que é seu, nada pode tirar.


Que nesse novo ano você se faça leve e cerque-se de pessoas que vêm o melhor em você, mesmo quando você não consegue ver.

Ame e ame logo, perceba quantas pessoas não conseguem mais esperar por seus gestos de amor. E não se esqueça de se deixar ser amado. Seja sensível ao amor, às vezes, deixar-se amar é mais difícil do que amar.


Seja grato, não se esqueça daqueles que seguraram sua mão quando ninguém o fez, e de quem esteve ao seu lado quando você menos merecia. A gratidão transforma.

Transforma no caminho, o caminhante e o que vai ao lado.


Libere amor, o perdão e siga em paz. 

Perdoar não é esquecer mas é lembrar-se da situação sem que ela a machuque novamente.

E que seu coração possa estar sempre disposto a dar o primeiro passo.


Aproveite as festas, mas que as melhores festas aconteçam dentro de nós. 

Porque as mudanças e transformações não acontecem com o ano que passa, mas acontecem dentro da gente. 

E quando você decide se fazer novo do lado de dentro, todo o resto se torna novo do lado de fora.

 

domingo, 11 de dezembro de 2022

TUDO DEIXOU DE SER NO TEMPO CERTO

 


Sonhei sonhos que não eram meus.

Percorri caminhos que não tracei. 

Fiz viagens que não planejei. 

Deixei por um tempo de ser eu, para ser outro alguém.

 

Segurei outra vida em minhas mãos. 

Cuidei para o outro não cair, 

Descuidei de mim, quem caiu fui eu.

 

Erros, acertos, buscas e desencontros.
Não há culpados, não há vitimas.
Não há lamentos ou saudades, só lembranças. 

Nada ficou, só as marcas do tempo.

 

Olhar para trás não é opção.

Seguir em frente é o único caminho. 

Tudo passa, até mesmo as dores, as amizades, os amores.

Espaços não há para serem preenchidos, se o tempo não cura, ele coloca na caixinha  de guardados, que vez ou outra revisitemos.

 

Entenda: a vida é um conjunto de acontecimentos e muitas vezes o universo precisa se reorganizar para que tudo volte ao lugar.

O universo é inteligente e alinha tudo,  

E a hora que isso acontece, é sempre a hora certa, sem adiantos e sem demoras. 

Será este o momento exato, e você saberá.

 

Tudo deixou de ser no tempo certo 

Sem palavras, sem lamentos

Sem mágoas ou tristeza
Somente um abraço. 


quarta-feira, 23 de novembro de 2022

UM HORIZONTE EM UM MAR INFINITO

 



Confiar é entregar um pedaço de nós, é apostar tudo correndo o risco de perder, é dedicar-se sem medo, 

Confiar é dar espaço e amar com a alma.

A confiança é um horizonte em um mar infinito.


Não podemos confiar em nossos olhos quando nossa mente está fora de foco.

O quer que for preciso estabelecer, no ato da confiança, não esta tão presente na razão, está no coração.

Tudo o que um dia foi desabafo, momentos de intimidade pode tornar-se uma arma.

Mas não podemos perder a fé entre as sombras do mundo.


Se pegue, se desapegue.
Se acalme e se desassossegue .

Se olhe e se permita errar.
Se dê de presente a chance de pelo menos ter tentado.

De ter dado o seu melhor.


Para tudo há significados e nem sempre precisamos entender.

Se o outro não mereceu sua confiança, é problema dele e não seu, direcione-se ao que é bom e verdadeiro. 

Nem sempre sabemos o que está se passando com o outro.

Cabe a nós determinar como reagir as situações, nos alinharmos com a nossa essência e superar.

Deixar de confiar nos outros por causa de uma decepção é deixar-se levar pelo vento, você deixa de ter o controle.


A paz é uma semente que precisa semear por dentro.

E você uma chama lenta que pode dissipar uma revolução com um punhado de sorrisos.

domingo, 7 de agosto de 2022

ESTOU VOLTANDO AOS POUCOS, PARA VOLTAR INTEIRO


Eu ainda estou aqui, não fui embora, por mais que tenha estado distante. 

Por mais que você tenha me posto distante.

Sei que deixou de me conhecer por algum tempo, andei diferente.
Acho que, eu mesmo, não me reconhecia.
Mas eu não fui embora, só me perdi.

 

Não se acostume com aquele que eu não era eu;

Não me esqueci de ser quem eu sou, só me perdi 

Eu estava em um lugar que não era meu.

Um lugar distante do meu pertencimento.

 

Mas eu estou aqui, de volta. 

As lembranças me fizeram regressar,
Lembrar do que éramos e vivemos
Das canções que ouviamos, das risadas e choros, dos muitos momentos que fomos um pelo outro. 

Me espera, estou voltando.


Desviei o caminho por algum tempo
Foi difícil o retorno, mas eu estou voltando 

Me espera por mais um momento.

Sei existirão momentos que não poderei apagar e refazer

Mas estou aqui para fazer tudo novo, não ser quem eu era

Mas ser alguém que você precise

 

Sei que por algum tempo te fiz chorar.

Simplesmente não sei porque

Não sei em qual curva eu passei direto
Apenas era como se eu não estivesse ali 

Naquele momento, eu não era real.

Eu apenas me perdi

 

Que os momentos que valeram a pena, seja a ponte que ainda nos une.

Eu ainda estou aqui, com o melhor de mim
Para ser o que você precisa
Me espera, eu estou chegando

Eu estou voltando ao pouco para voltar inteiro.

  

 

 

 

 

 

 


domingo, 26 de junho de 2022

TOMARA QUE A GENTE NÃO DESISTA DE SER QUEM É

                             


Que o seu melhor sorriso, esse aí tão lindo, aconteça incontáveis vezes pelo caminho. 
Que cada um deles crie mais espaço em você. 
Que cada um deles cure um pouco mais o que ainda lhe dói. 
 Que cada um deles brile uma luz que, mesmo que ninguém perceba, amacie um bocadinho as durezas do mundo. 

Tem dor que vira companhia. Olhando de perto, faz tempo que deixou de doer, só tem fama, mas a gente não solta. 
Quem sabe, pelo receio de não saber o que fazer com o espaço, às vezes grande, que ficará desocupado se ela sair de cena. 
Vazio é também terreno fértil para novos florescimentos, mas costuma causar um medo inacreditável. 

É uma benção inestimável receber amor. Mas, quando a gente dói, precisa cuidar da própria dor com o carinho com que gostaríamos de ser cuidados pelos outros. Com a atenção e a suavidade com que tantas vezes cuidamos de outras vidas. 
Os beijos bons precisam começar em nós. 

Me recordo de cada flor que veio à tona só porque tive coragem de cuidar da semente. 
Só porque não me acovardei, mesmo que tantas vezes com todo medo do mundo. 

Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo. 
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso. 
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades não sejam permanentes. 
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito. 
Que mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria. 

Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz. 
Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar, em vão, para trazer a linha de volta. 
É permitir que voem sem que nos levem junto. É aceitar que a esperança há muito se desprendeu do sonho. 
É aceitar doer inteiro até florir de novo. É abençoar o amor, aquele lá, que a gente não alcança mais. 

Eu até já tentei ser diferente, por medo de doer, mas não tem jeito: só consigo ser igual a mim, então o jeito é deixar doer. 
Prepare surpresas. Borde delicadezas no tecido às vezes áspero das horas. Reinaugure gestos de companheirismo. Mas, não deixe para depois. Depois é um tempo sempre duvidoso. Depois é distante daqui e ele pode nem existir. 

(Ana Jácomo)

terça-feira, 23 de novembro de 2021

O PASSADO NÃO LHE CABE MAIS

 


Ela enterrou o passado, achou que assim seria feliz.

Colocou um ponto final, não olhou para trás, ela só quis viver.

Deixou suas marcas curarem e as cicatrizes serem apenas lembranças

Foi em busca do que queria ser, deixando para trás o que fora.

Ela foi feliz e sorriu, mas o passado enterrado não morreu.

 

É impossível fugir do que já fomos, das marcas que o passado deixou em nós, pois o que nos tornamos faz parte do que fomos, para o bem e para o mal.

O passado está sempre acontecendo, não importa se queremos ou não.

Ele está sempre conosco, de um modo ou de outro.

O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.

 

Ela entende que aceitar o passado significa admitir que as coisas nunca mais voltarão a ser como antes. 

Ainda assim ela só quer viver. Sabe que o tempo não cura nada, ele só distancia o foco daquilo que ela quer esquecer.

Mas ela quer deixar o tempo passar e o vento soprar para longe o que é ruim.

Ela não quer deixar as tristezas do passado e as incertezas do futuro estragarem as alegrias do presente.

 

Nem sempre é por falta de sentimentos que a gente vai embora

Soltar, entregar, deixar ir também é amar.

Sem pressa, sem dor, sem culpa.

Não adiantaria falar sobre ontem, porque hoje somos pessoas diferentes.

Se não ficou, é porque não havia lugar.

O passado não cabe mais nela, é roupa gasta que não serve mais.

 

Ela só quer ir pra casa, rir das coisas bobas.

Não quer coisas complicadas, ela é simples.

Não quer colocar o peso do passado sobre os ombros de ninguém.

Ela só quer a leveza de viver em paz.

 

 

 

 











terça-feira, 11 de maio de 2021

EU APRENDÍ COM A VENTANIA





Busquei nas imperfeições algo que me faria ir pelo caminho certo, me encontrar.

A distância me fez enxergar além, aprendi enquanto eu ia, levei comigo a saudade. 

Entendi que as palavras dizem demais, e que o silêncio, muitas vezes, é a melhor resposta.

 

Os ventos fortes me levaram para longe; 

Os muitos ventos me guiaram; 

Aprendi tudo com a ventania.

Compreendi que alma do outro, é outro universo e cheio de barulhos.

Ser presença é ser gestos, ser suficientes palavras, e o resto: silêncio.

 

Muitos caminhos encontrei 

Em todos eles eu me perdi.

Aprendi caminhando, que o andar transforma o andarilho. 

Enquanto caminhava meditei: 

Fomos feitos senão para os pequenos silêncios: o do coração, o dos pensamentos, o dos sonhos e dos olhares profundos, esses são os silêncios que mais nos falam e os que menos ouvimos.

 

Minha alma suspirou palavras, eu as compreendi.

Eu as soprava ao vento, ninguém melhor para entende-las.

Eu colocava nelas sentido e valor.

Me dei conta que fui em busca das palavras e respostas e voltei com uma bagagem cheia de silêncios e sentidos.



sexta-feira, 26 de março de 2021

A VIDA NOS PEDINDO UM INSTANTE





Hoje acordei cedo, contemplei a natureza.
O encanto matinal trouxe um ar de reflexão.

 

Os dias já não passam tranquilos, apesar do silêncio os dias são agitados dentro de nós

O mundo parou, a correria deu lugar a descontinuação, as incertezas e nós fomos obrigados a retroceder.

Os projetos foram suspensos, os sonhos interrompidos. Tão acostumados a viajar pelo mundo, fomos obrigados a voltar para dentro: dentro de nós, dentro dos nossos.

 

Agora estamos tão perto, estando tão longe.

No outro vejo refletida a minha totalidade. Nada sou, se no outro não me vejo.

 

O mundo parou e a natureza respira, na ausência da humanidade ela renasce.

Enquanto nosso mundo se apequena, a natureza cresce.

Somos sufocados pelas janelas e grades e  ela exuberante respira

A natureza prossegue girando no compasso do tempo que mais lento está.

 

É a flecha que tem por destino a natureza crescer na direção contrária?

Negamos a ela a real necessidade que é a de estar livre, sem saber que desta forma, o prisioneiro somos nós.

Temos aprendido que não sabemos nada.

O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam que poderiam dominar a natureza, mas, na verdade, não dominam a si mesmos.

 

Admiramos e  sonhamos com um mágico jardim de rosas no horizonte alheio, ao invés de desfrutar das rosas que estão florescendo do lado de fora de nossas janelas.

 

E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste.

Despedir-se é o arremate de uma história que terminou, que precisa sair de perto da gente, mas que nunca sai de dentro.

As despedidas são apenas  aos olhos. Porque para o coração e alma a presença fica para sempre.

 

Tivemos que parar a vida,  para perceber o que a natureza nos quer dizer

A natureza é a vida, seu movimento de rotação em torno de si mesma, que não conhece descanso, nem repouso nos mostra que nós somos iguais a ela, girando ao redor de nós mesmos.

A diferença é que enquanto ela olha pra nós, nós não a olhamos de volta.

E sem olhar pra ela, tiramos dela tudo que ela tem.

Um dia, ela nos pede de volta.

 

A terra pede socorro, é o homem construindo e destruindo a sua casa.
O mundo ficou frágil e degradado, dias mais quentes e noites mais curtas.
A vida nos pede um instante.
Reflita, ainda há tempo.

Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita a natureza
Ela é tua morada, e cuidar da tua casa começa por ti.

Arquivo do blog