As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. [Victor Hugo]
terça-feira, 5 de novembro de 2013
EU SOU AS GOTAS DA CHUVA
A chuva que corre lá fora, respinga em mim aqui dentro.
Eu fecho as portas para ela não entrar, mas deixo partes de mim do lado de fora
Enlevei-me no som das gotas que batem na janela
Elas parecem bater desesperadas para entrar
Querem ocupar um lugar que lhes pertence
Sem perceber, eu notei... eu sou a as gotas da chuva
Sou eu quem quer entrar... Ocupar dentro de mim um espaço;
Que as muitas águas que passaram eu deixei levar…
As águas que passaram levaram com elas sonhos que sonhei,
Projetos que não realizei e muito do que conquistei
Mas se as águas os levaram com tanta facilidade
É porque foram sonhos que não foram integralmente sonhados,
Projetos não tão bem planejados e conquistas q não eram minha de verdade.
As gotas que batem na janela são as muitas lágrimas que chorei,
Tantas que eu nem sei…
Mas que fizeram de mim parte do que sou, me construiu e destruiu,
Mas o mais importante é que me ensinaram que a vida é uma eterna reforma,
Desconstrução e reconstrução, pedaços de mim que vai ficando pelo chão
A chuva vai passando, eu sinto o cheiro que deixa no ar,
Cheiro da minha infância, das rodas de amigos interrompidas pelo seu cair,
E das muitas vezes que o seu derramar sobre mim fez renovar-me.
Ela vai embora e eu fico aqui sentindo que mais uma vez ela leva partes de mim.
Porque na verdade a chuva sou eu, é a vida que em mim habita
E que com seu passar vai perdendo partes de sí.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
O BARULHO QUE O SILÊNCIO FAZ
As vezes é preciso saber se retirar,
ficar em silêncio e esperar...
As coisas passam, e o melhor que
fazemos é deixar que elas realmente passem
É preciso ficar em silêncio até que
o silêncio toque o coração.
Até porque as palavras a serem ditas
podem sair sem direção
É no silêncio que as coisas tomam
forma
Criam corpo e se sustentam
Existe no silêncio a mais profunda
sabedoria
Que as vezes se transforma na mais
perfeita resposta
Quando ao silenciar soubermos ouvir
tudo que é dito através do não dito...
Em meio a tantas as coisas
por falar,
ou silenciar a voz
Por fechar os olhos, ou abri-los para aquilo que não consigo ver
Por fechar os olhos, ou abri-los para aquilo que não consigo ver
Por andar, ou me manter no mesmo lugar
Ignoro o que desejo... e prossigo a
caminhar
Em direção ao nada, ou em busca de
tanto a conquistar
Grito em meus pensamentos, e deixo as
palavras silenciar...
sábado, 7 de setembro de 2013
O AVESSO DOS PONTEIROS
Na vida nada é simples ou absoluto e o
fluir silencioso das águas do rio tempo é água corrida que não
volta.
O rio por onde a vida passa, leva
consigo águas turvas... e trás águas límpidas onde posso navegar
novamente por águas tranquilas. Porém preciso navegá-las agora...
Se tiver de ser, que seja eternamente
agora. Ou talvez jamais será, porque as águas do rio tempo não
voltam – e ainda que voltassem não nos encontrariam, pois não
seríamos mais os mesmos.
Tudo flui, tudo passa e como as águas
se transformam em rios e vão encontrar o mar, assim nos
transformamos quando vamos de encontro as novas águas do tempo.
O avesso dos ponteiros nos mostra que a
vida é breve... Desistir é o avesso de seguir em frente, de
caminhar ainda que a estrada seja longa.
A vida é um caminho de curvas sinuosas
e estradas livres, mas de tão imensamente proporcional ao meu
tamanho, cabe em minha mão toda a dimensão da vida...
Cabe em minhas mãos porque me faço
grande, sou do tamanho que me enxergo por entre as estradas sa vida.
Sou do tamanho dos meus sonhos.
Os sonhos me fazem ter asas para a
imensidão que desejo voar. Sobre as asas do tempo vai se embora a
dor, a tristeza e as feridas. E ao soprar dos ventos nas asas do
tempo seinto a brisa leve do novo, das possibilidades e do espaço
infinito a minha frente, porque a esperança tem asas e faz a minha
alma voar, buscar sonhos perdidos que eu não esperava mais achar.
E quando tudo parecer frio e deserto
fugirei para um abrigo quente e seguro, onde só eu poderia me levar.
Levo-me ao meu coração, pois lá habita a minha essência, as águas
cristalinas,onde planejo as navegações por mares onde desejo
navegar, passeio por estradas onde meus sonhos insistem em andar e
vôo por céus onde busco a paz e a mim mesma eu posso encontrar.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
CHEGA UMA HORA QUE O AMOR ACABA...
O amor acaba quando deixamos de olhar
juntos na mesma direção
Quando deixamos de seguir os mesmos
propósitos e dividir os sonhos
Quando deixamos de ouvir a voz do outro
dentro da gente
E quando deixamos que as palavras saiam
sem passar pelo coração
O amor acaba quando perdemos... a
dignidade, o respeito, o apreço
Quando perdemos os pequenos detalhes
que fazia dos pequenos momentos tão grandes
Quando perdemos a paciência de olhar
por dentro
E quando perdemos a importância
O amor acaba quando o coração
embrutece, e a mão estendida já não diz mais nada
Quando o coração se sente enganado e
um abraço já não mais aquece
Quando o coração se amargura e não
tem ânimo para prosseguir
Quando o coração pensa em desistir, e
os seus passos já não quer insistir
O amor acaba... Mesmo quando ele não
quer acabar
Mesmo quando você já tentou de tudo
Mesmo quando cansado e sem forças você
até o fim tentar lutar
Mas o amor acaba mesmo, quando no
coração do outro você já não consegue mais habitar
segunda-feira, 8 de julho de 2013
FECHANDO AS PORTAS PARA O VAZIO LÁ FORA
Eu vou para onde me leva o meu pensamento...
E ele me leva a caminhos onde busco a
paz
Quem dera asas eu ter para voar, eu
voaria até encontar repouso.
Mas a segurança do chão me ilude
Então fico com os pés presos onde
paz, não há...
Às vezes sou empurrado para tão longe
que alcanço um ponto além do medo
Onde o silêncio me pede para morar e
descanso no barulho que ele faz em mim
Assim venho morar dentro de mim
O único lugar onde me sinto seguro
Dentro de mim habita o sim e o não, o
barulho e o silêncio, a noite e o dia
E em todos eles há partes de mim
espalhadas
Um lugar onde encontro uma estranha
paz, onde sou livre para fazer a coisa certa
porque fazer a coisa certa, as vezes é
o mais difícil a se fazer.
Na vida somos nós quem decidimos o que
permanecerá eterno em nós, e para onde irá o que não vale a pena.
Afinal a única coisa que podemos
controlar são as nossas escolhas.
O tempo não cura a ferida, mas de
alguma forma, de um jeito misericordioso diminui o tamanho dela.
E no final o que realmente importou na
vida, são as menores feridas
Ao buscar a paz, a guerra pode me
encontrar no caminho
E ao retornar o caminho talvez eu
perceba que ela habitava dentro de mim
As vezes a luta me esconde o Sol, mas
tento não esquecer que minhas maiores lutas travei na sombra.
Talvez eu nunca venha enxergar o que
poderia ter sido
E busque constantemente por mim em
algum lugar
Mas ao fechar as portas para o vazio lá
fora
Encontro a paz que veio morar dentro de
mim
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
O TEMPO E O VENTO
"Como
o tempo custa a passar quando a gente espera. Principalmente quando
venta.
Parece que o vento maneia o tempo." Érico
Veríssimo
O
Tempo passa como passa o Vento, ambos não se deixam represar, são
soberanos no ato de passar...
O
Tempo passa e com ele as cores das roupas gastas, as
vezes ao ouvir passar o vento sinto falta dos muitos momentos que
vestí.
Um
navio que vai ao longe com o passar do tempo e já não se lembra do
cais, assim passa o vento, ele já não olha para trás
As
coisas mais leves o vento não consegue levar:
o carinho de um
abraço, o cheiro da manhã, a amizade que conforta.
Momentos
como os pequenos gestos fazem a diferença e duram toda a eternidade,
mas as vezes a
eternidade pode durar apenas um segundo.
Tão
suave como o vento que passa, pode ser o passar do tempo.
Mas
tão severo e rude pode ser seu passar que leva tudo ao redor
O
Tempo desfolha o sofrimento
E
o vento leva para longe as dores
Que
suave como o vento que vai
passando, seja seu traço na linha do tempo
Que
os corações que esfriaram com o tempo, sejam aquecidos com o sopro
leve do vento
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
COMO FLECHA QUE JOGA-SE AO INFINITO
“A
confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio.” Carlos
Drummond de Andrade
Confiança
é andar na chuva sem medo de se molhar e ter os braços abertos para
o outro entrar.
É
conquistar o amor do outro por ti com ações, dedicação e
lealdade, é abrir as portas e deixar o amor entrar.
Confiar,
é o que os amigos fazem, é ter para onde ir quando se sente só e
cansado, é encontrar consolo onde não há nem palavras e alegria
que não precisa de sorriso.
É
nada dar em troca, e ainda assim sentir-se amado. É ver a verdade ao
lado e sentir-se consolado
É
nos sentirmos tão à vontade na presença de alguém, como se
estivessemos apenas com nós mesmos.
Coloque
a lealdade acima de qualquer coisa, abra espaço para a verdade ainda
que doída, dedique-se sem medo de errar e aposte sem medo de perder,
e a confiança chegará até você.
Confiar
é amar com a alma, é enxergar no outro a possibilidade da não
recompensa e ainda assim se dispor.
A
confiança é conquistada em pequenos gestos, no dia a dia, nas ações
mas do que em palavras.
É
dar-se por vencido, às vezes, para dedicar a vitória ao outro. É
buscar em ti forças para servir e no outro forças para caminhar.
Não
se precisa de explicações quando se confia, apenas se deixa guiar E
outras vezes explicar significa que confia que o outro irá aceitar
ainda que não entenda.
Confiança
é a expressão sublime do amor e quando o amor e a confiança se
desencontram... Perde-se o tempo, perde-se a verdade, perde-se a
chance. Mas há que se esforçar no caminho para colocar de volta aos
trilhos, o encontro um do outro.
Confiar
é às vezes decepciona-se, mas ninguém agrada o outro sempre e não
somos perfeitos, mesmo tentando ser certo, as vezes erramos.
Mas
confiar é os erros perdoar,abrir espaço para o perdão e
prosseguir.
A
confiança grita: Que haja braços sempre abertos, que as palavras
sejam sempre compreendidas, e que os passos do outro nos leve de
volta para casa.
Termino com este verso de Edolesia Andreazza
É
crendo na força do braço
Na
existência do ar
No
afago da mira
Na
competência da mente
Que
a flecha (num total abandono)
Joga-se
ao infinito
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
O VALOR DOS GRANDES GESTOS SÃO ESCULPIDOS PELOS DETALHES
Eu recebí, pelo correio, uma carta de uma
amiga, esse gesto motivou a escrita desse texto.
Num tempo onde tudo é otimizado e as
pessoas não desejam perder tempo, algo assim representa para mim um
presente valiosíssimo.
Me encanto ao me deparar com alguém
que ainda dá valor as pequenas coisas da vida.
Uma carta parece algo simples, mas não
é, e quando digo isso, não me refiro ao conteúdo, mas sua
importância é de saber que alguém pensou em ti e deu alguns
segundos do seu tempo
para dizer que se importa.
O fato mais tocante, no entanto, é que
não havia um assunto específico.
Apenas dizia que sente o fato de estar
distante, mais do que minha ausência na vida dela, sentia o pesar de
estar ausente na minha vida.
Que o tempo e a distância não pode
ser maior do que tudo o que vivemos.
Perguntava por mim e pelos meus, e
contava notícias suas. Apenas isso.
Poderia tê-lo feito por telefone,
mensagens, ou e-mail... Tanta tecnologia disponível, mas preferiu
fazer a diferença. E isso fez toda a diferença. Não só hoje, mas
sempre.
Nos conhecemos no colégio, e os
pequenos gestos entre nós fez com que essa amizade hoje com 18 anos,
não fosse enfraquecida ou manchada pelos sinais do tempo.
Esses pequenos detalhes é que
constroem uma amizade e eterniza laços tão significantes.
O seu tempo é o bem mais precioso que
você pode dar a alguém que ama. E isso não tem nada a ver com
estar presente.
As vezes alguém tão próximo pode
estar mais ausente do que outro alguém a quilômetros de distância.
O tempo que você dedica a quem ama é
o que representa, de fato, o quão importante ela é pra você.
Se você não tem tempo para “perder”
com quem ama, na verdade amar você é que deve ser uma perda de
tempo.
Repense seus valores, brinde as pessoas
que lhe são importantes com um gesto inesperado.
Perfume suas mãos com as flores que
você distribui.
Pois mais cedo ou mais tarde, você
pode olhar ao lado e notar que o tempo que você não doou te afastou
de quem te amava e que o tempo que você venha a ter possa não ter
com quem compartilhar.
O valor dos grandes gestos são
esculpidos pelos detalhes...
Deixe sua alma exposta e ela será
amparada por quem te dá valor.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
CHOVE LÁ FORA E AQUI UM SILÊNCIO VAZIO...
Chove
lá fora e o mundo aqui dentro é só meu...
Tranco
as portas e observo;
Pingos
constantes na vidraça.
Chove
lá fora e em mim o resto é só silêncio
Eu
reviro lembranças e papéis antigos
Recordo-me
das muitas águas que passaram...
Chove
lá fora e chove também dentro de mim
Eu
tenho os olhos carregados como as nuvens;
Os
pingos em mim, me impede de compor meus versos
A
chuva lá fora espelha a chuva que há por dentro
O
silêncio vazio que havia aqui...
Fora
interrompido pelo barulho da chuva.
Enquanto
olho a vida
passando pela janela;
Observo-me
escorrer com as águas...
Chove
lá fora...
O
vento que veio trazendo a chuva é suave e frio
Ele
move delicadamente as folhas das árvores.
As
folhas parecem chorar...
Mas
sentem-se aliviadas por sentir o toque das águas.
Nos
papéis e lembranças que vasculhei
Enlevei-me
no som das gotas que batem na janela
Elas
parecem bater desesperadas para entrar
Querem ocupar um lugar que lhes pertence
Sem
perceber, eu notei... eu sou a chuva!
Sou eu quem quer entrar...
Ocupar
dentro de mim um espaço;
Que
as muitas águas que passaram
Eu
deixei levar...
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
CERTAS PALAVRAS MACHUCAM...
Certas palavras machucam como espinhos que fincam no peito e deixam marcas. Tais palavras incertas rasgam por dentro e ferem por fora, e te ferem tão profundo quanto um corte e faz uma cicatriz invisível e permanente, e que constantemente será lembrada, mas serve para evitar novos erros e espalhar mais dessas cicatrizes pela sua alma.
Certas palavras machucam e não se vê o quanto você chora por dentro. Palavras de tão incertas, escapam às vezes. Machucam depois de serem ditas. Mal-ditas.
Nem sempre são ditas com verdade, são pronunciadas por causa da dor, da raiva, do medo, do momento… E se soubessem a dor que causam, antes nunca seriam ditas.
Nem sempre são ditas com verdade, são pronunciadas por causa da dor, da raiva, do medo, do momento… E se soubessem a dor que causam, antes nunca seriam ditas.
Certas palavras carregam consigo uma força enorme, as vezes não pelo peso de sí mesmas, mas pelo valor que atribuímos a quem diz tais palavras...
A força com que elas são proferidas deixam marcas, e dói. A palavra que fere e dói, ditas no calor de mágoas ou discussões penetram como flecha envenenada.
Certas palavras incertas nos causam choro e magoam.
Acho que é porque ficam a ressoar em nossa mente como um eco, e
os ecos as vezes tomam dimensões que não podemos controlar e seu ressoar pode persistir por muito tempo.
Certas palavras machucam como pedras e o mais interessante é que independe do tamanho da pedra para o tamanho do machucado que fará. Depende do que “ela” (pedra) representa para cada um de nós, o quão forte a palavra nos atingiu e quem foi que nos atirou tais palavras.
Certas palavras machucam como pedras e o mais interessante é que independe do tamanho da pedra para o tamanho do machucado que fará. Depende do que “ela” (pedra) representa para cada um de nós, o quão forte a palavra nos atingiu e quem foi que nos atirou tais palavras.
Certas palavras incertas rasgam por dentro e ferem por fora. E diante de tantas incertezas, todas as desculpas que damos a nós mesmos, não fazem qualquer sentido!
Todas as pessoas são sem dúvida a sombra da indecisão. E sempre sobrará um porquê.
Todas as pessoas são sem dúvida a sombra da indecisão. E sempre sobrará um porquê.
Certas palavras machucam-me e não sei como agir quando elas me ferem, então silencío.
É porque sei que não se pode combater um incêndio causando outro.
Tentar ignorar as marcas é amar, isso amenizará a dor, mas sei que os sinais estarão sempre lá.
Certas palavras de pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar o caminho mesmo com nosso coração machucado.
Às vezes nos falta esperança. Às vezes nos machuca tão profundamente, que só vamos nos recuperando muito lentamente.
Mas então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar…
Tão importante quanto as palavras que são proferidas são as atitudes que as testeficam, ou as invalidam.
Às vezes as palavras que nos machucaram foram ditas por pessoas que nos amam e nos querem tanto bem, e mostraram isso não em palavras, mas em atitudes.
E é por elas que desejamos ficar e não partir. É por elas que superamos e não sucumbimos.
E é por elas que desejamos ficar e não partir. É por elas que superamos e não sucumbimos.
Perdoar nem sempre significa que você está errado e a outra pessoa certa...
Às vezes, significa apenas que o valor que você atribui a esse alguém é infinitamente mais importante do que o seu orgulho.
E isso nada tem a ver com o outro e sim com você mesmo...
E isso nada tem a ver com o outro e sim com você mesmo...
Assinar:
Postagens (Atom)








