sexta-feira, 20 de julho de 2012

A AMIZADE NÃO SE MOVE COM A FORÇA DO VENTO



Amizade é um quadro que se pinta a várias mãos, tem as cores da lealdade, o tamanho da compreensão e a moldura do afeto. É a sensação de poder ver no outro a imagem de um verdadeiro irmão, é fazer parte da história de vida de alguém que cruza o seu caminho.

O amigo não nasce com a gente, mas nasce dentro da gente, num lugar precioso que Deus escolheu, o nosso coração: onde o outro vai se ajeitando, se acomodando e, finalmente, passa a fazer parte da nossa vida. 



Amizade é um querer mais que bem querer, é privar-se de interesses, é estar juntos sem ver o tempo passar, é passar horas sem se quer que sejam ditas palavras. É não medir a distância e o tempo… 


O amigo é uma alma irmã, que se une por laços tão fortes quanto os de sangue, e assume valores como os de pedras preciosas, as mais valiosas que possamos encontrar, são jóias que não tem preço. 

Amizade é rocha que não se move com a força do vento, é presente que não se cansa de abrir, é um afago a alma quando se deseja chorar e um brinde ao coração nas horas de alegria. 

Amigo faz pelo outro aquilo que talvez não faria por sí mesmo, é dar colo, abraço, sorriso, broncas, ou simplesmente não dar nada e ainda assim ser amado, é nada receber em troca, mas sentir-se completo a qualquer hora.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

AS ÁGUAS QUE CORREM BRAVIAS SÃO CONTIDAS PELAS MARGENS...


É a natureza e não o martelo que cria com paciência caprichosa as formas na gruta. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir. As águas vão e vem por anos, décadas e pacientemente esculpem a beleza nas pedras, trazem consigo a delicadeza, e ainda que em forma de correnteza, batendo forte nas pedras, não deixa de demonstrar o seu amor.

Assim como as águas que saibamos esculpir nas rochas que encontramos no caminho a beleza que podemos retirar delas, enxergar em cada pedra o que elas podem ter de melhor e pacientemente esperar.

Quando seu coração está disposto a doçura, o sabor açucarado inunda a sua vida e a do outro, porém ser gentil é beneficiar mais a si mesmo do que ao outro… É regar com carinho seus relacionamentos. É a poesia da leveza que nos transforma a inspirar o outro com o amor.

A doçura, a gentileza e o amor têm o poder de transformar profundamente tudo o que tocam... Pense em como tem sido o seu toque ao redor dos outros. Suas palavras tem esculpido a beleza do amor, ou causado mágoas e dor.
As ondas que vem com força, ao voltarem ao mar seguem seu curso sem se dar conta daquilo que levam com elas, mas sempre levam… Assim somos nós quando nossa onda de sentimentos vem com força, ao passar, acaba levando muita coisa com ela, sem se dar conta de quantas pessoas ao redor sentiram o impacto dessa onda.

As águas que correm bravias são contidas pelas margens, ainda assim sentem-se livres… Ora ou outra invadem um espaço que achavam ser delas, mas voltam aos braços do rio felizes em voltar pra casa, pois sabem o que aprenderam no caminho.

Que as águas que passarem por nós encontrem caminhos infindáveis para que possam achar espaço para esculpir a beleza e retirar de nós a suavidade por trás das pedras, e que quando atingidos pelas ondas bravias saibamos ser gratos pelo aprendizado que ela nos proporcionou.

terça-feira, 5 de junho de 2012

BUSCO QUEM SOU ENTRE AS FOLHAS AO CHÅO



Com a alma leve e o coração transparente
Percebo as folhas que caem das árvores
Elas voam ao soprar dos ventos
E busco em cada uma delas a sombra onde me escondí

Ao caminhar por entre as folhas sinto saudade de mim
Sinto uma brisa fresca e suave
 entre a falta de cores
E a falta que faço a mim mesma escorre pelo chão e se junta as folhas

Vejo partes do meu coração presos em galhos
Esperando que um dia se solte e siga seu curso
Como as folhas de outono que não caem quando querem, mas somente quando chega a hora

Enquanto isso sigo meu curso bailando indiferente entre as folhas
Vejo pétalas de rosas entre as folhas ao chão
E´ como um pincel a dar cores em meio as folhas secas
Sinto a brisa leve e suave me enlevar em seus braços

Ouço o cantar de pássaros e vejo frutos
As árvores a minha frente são repletas de cores
Vejo vida, e  me inebrio com o perfume

Assim percebo a vida, ora um jardim com folhas secas
E por vezes um jardim florido a perfumar meu caminho
Embora muitas sejam as folhas, a raiz é uma só
Sou eu…

As vezes trago um punhado de folhas secas recolhidas pelo tempo
Outras trago um punhado de flores para perfumar,
 colorir e encantar.


Mas sempre levo apenas a mim, a caminhar por entre as folhas…

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DEPOIS DE ALGUM TEMPO...




Depois de algum tempo, você aprende a diferença, entre ser amigo e serem amigos, aprende que amar significa apoiar, mas nem sempre receber de volta.
Amar deve ser incondicional, se você esperar algo em troca pode se decepcionar às vezes, e isso quase sempre dói, então ame apesar de...


Depois de algum tempo você percebe que não necessitamos mudar as pessoas se entendermos que as pessoas só mudam por si só e que elas crescem nas mudanças, e que o fato de você se importar não fará com que elas se importem também. Às vezes levamos tanto tempo tentando fazer as pessoas serem aquilo que gostaríamos que fossem, que acaba restando tão pouco tempo para desfrutarmos o que elas são...

Depois de algum tempo você entende que ser compreensivo não significa ser tolerante em qualquer situação, mas apenas que não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. E que compreender era a única situação possível para solucionar a questão.

Depois de algum tempo você começa a suportar coisas que antes não deixaria passar, e que isso não faz de você um super herói, apenas faz de você humano e que fez o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que quando está chateado com alguém, tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel e machucar as pessoas que te ama, só porque talvez elas não agissem como você em certas situações.

Depois de algum tempo você descobre que ouvir palavras tortas de quem ama não significa que esse alguém não o ama de volta, mas simplesmente que essa talvez seja a maneira dele demonstrar que se importa. E que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo.

Depois de algum tempo você compreende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Então o hoje é seu melhor momento, pois o amanhã possa não estar escrito. Portanto, suportar é tudo que você precisa para encher seu caminho com flores e perfumar assim o caminhar do outro.
Enxergando, assim, que realmente a vida só tem valor se você ama, independente se esse amor volta pra você ou não...


quinta-feira, 8 de março de 2012

O SINÔNIMO DE MIM





As frases que saem de dentro de mim ecoam do lado de fora
Buscam formas onde elas possam se encontrar
Tentam encontrar em cada canto, o sinônimo de mim
Escondidos em lugares que não sei onde

São tempos difíceis para os sonhadores
O sol que passeia em mim, solta chamas que reluzem o caminho
E sei que assim... Os meus passos vão ficar
E minha voz poderá ser ouvida do outro lado

As frases que componho, as vezes me roubam os passos
Essas frases me conquistam e possuem meu interior
Na ânsia e exteriorizá-las meus sentidos se perdem 
Divididos em tantos pedaços, que são difíceis juntar


Quero andar pelos caminhos onde sonhei
Dominar as frases que lá fora ecoam
Refletir o sol escondido em mim
Encontrar os sinônimos de mim escondidos em cada canto

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRECISEI ME AFASTAR PARA PERCEBER QUE ME APROXIMEI DEMAIS...



Às vezes preciso aprender a ficar sozinha para ouvir minha própria voz, olhar pra fora de mim para ver se enxergo o que está por dentro.
Ser sozinho não é ser solitário, é estar consigo mesmo em suas escolhas.
É preciso saber ser sozinho para aprender a conviver com os outros.

Não preciso de escoras nem de corrimãos. Sei quem sou.
Eu posso estar sozinha e saber muito bem onde estou.
E ainda que não saiba, penso que as vezes é preciso se perder para conseguir enfim se encontrar.

Estar sozinha é parar para olhar pra mim e num universo hostil aprender a dizer:
Eu parei para me entender e agora estou preparada para entender o outro.
A vida é feita de encontros, de mudanças, porém ninguém muda ninguém e ninguém muda sozinho, nós mudamos nos encontros... Naquilo que acumulamos de cada encontro.

Encontrar-me comigo é deixar para trás as sombras que existiam em mim.
Dentro de mim existe a fonte da minha angústia, mas também reside a minha liberdade.
Afasto-me para fazer sentido...
É necessário, às vezes, se afastar das pessoas que você ama, mas isso não quer dizer que você os ama menos, às vezes você os ama ainda mais...

Ficar sozinho é lidar com as emoções, emergir no amor a sí mesmo, para que ao amar o outro não se afunde sem poder voltar.
Uma hora ou outra, o seu coração te dirá:
Preciso que você se afaste para perceber que se aproximou demais...

domingo, 15 de janeiro de 2012

O APREÇO ÀS RELAÇÕES HUMANAS


Para se construir um relacionamento significativo e de longo prazo com alguém é preciso integridade, e não simplesmente como um acessório, mas como uma exigência. Não abra mão da verdade.
Se não é possível confiar nas pequenas coisas, não é possível confiar de modo algum.

Não há como evitar a influência que os outros exercem sobre nossa vida, mas o seu caminho deve ser trilhado por você, suas escolhas pertencem a você.

Compreender o poder dessa influência nos ajudará a perceber a importância das relações e o quanto permitiremos ser guiados por elas ou não.
Entenda que não é o que fazem a nós que determina o nosso caminho, mas o nosso modo de reagir diante do que fazem e os passos que serão dados por nós.

Por vezes em nossas relações haverá discordância, desencontros e mal entendidos, mas o desejo de olharem juntos na mesma direção, e lutar de mãos dadas por um mesmo propósito enriquecerá a caminhada e o objetivo.
Compreendermos e estarmos, ambos, dispostos à compreensão e ao perdão tornará à construção de uma verdadeira relação, pautadas em amor e respeito.

Nossas relações dizem muito sobre nós.
Muitas vezes nos perguntamos por que pessoas se afastaram de nós, mas não nos damos conta de que somos nós mesmos que as afastamos... Com palavras, atitudes ou mesmo com nosso silêncio e omissão.
Devemos cuidar com apreço daqueles que amamos e nos são importantes.

Precisamos ter zelo ao construir nossos relacionamentos se quisermos que ele seja significativo e não permitir que qualquer um seja nosso amigo ou pertença ao nosso círculo de convivência ou assim pode-se concluir que o preço para tornar-se nosso amigo é muito baixo, ou que pertencer ao nosso círculo possa não ser de grande importância.

A verdade e a integridade deve estar acima de qualquer relacionamento, mesmo que isso signifique perdas em nossas relações, caso aconteça de perdermos alguém por sermos íntegros demais, consideremos isso como ganho e não perda. Não podemos ter receio de nos afastar de quem não aprecie nossa verdade.

Cultivemos relacionamentos que nos levem a algum lugar, e não que nos impeçam de chegar, quem nos ama chora nossas lágrimas e contribuem com nosso sucesso.
Semeie uma semente de integridade no coração das pessoas que ama, e busque encontrar essas sementes com quem se relaciona.

Finalizo com uma frase que define o pensamento aqui discorrido:
"Os relacionamentos que você procura são a terra para a sua semente. Eles aperfeiçoam sua vida ou sufocam a semente. Sua colheita será determinada, basicamente, pela terra de seus relacionamentos, por isso, escolha-os com sabedoria." Robb Thompson

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

GUARDO AS LEMBRANÇAS NO BOLSO

“O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades.” Mário Lago


Comecei esse texto com essa frase do saudoso Mário Lago, um homem que fora cheio de lembranças...

Minhas lembranças ecoam dentro de mim ora com ternura e singeleza, ora como um tufão a varrer tudo ao redor.
Algumas lembranças moram espersas dentro de uma sala escura, outras vagueiam lado a lado com um grito de alegria.

Viajando em meus pensamentos, vago dentro do mais profundo da minha alma tentando buscar explicações que me fariam entender o porquê algumas lembranças foram morar lá, e ocuparam um lugar que antes não lhes pertenciam.
Me recordo de algo que li de Mario Quintana que dizia: O passado não reconhece seu lugar, está sempre presente.
E é assim, nossas lembranças insistem em preencher espaços, deixando, por vezes, nesses espaços, grande vazio.

Tantas vezes volto atrás, ando em círculos, busco caminhos incertos, chego a me perder e me canso em tentativas aparentemente inúteis de encontrar sentido há algumas lembranças que insistem em perambular por ruas estreitas, tentando fazer com que eu me ausente de mim.

Então mergulho para dentro de mim e guardo minhas memórias no bolso, para caminhar sem perdê-las e para que elas não tomem lugares além daqueles que lhes pertencem
Assim em vez de tentar escapar das lembranças, prefiro mergulhar nelas e voltar à tona com menos desespero e mais sabedoria.

Depois de repousadas minhas lembranças se escondem, porém me dizendo: ainda temos um encontro...
E eu tento faze-las entender que tenho sonhos... Que minha memória não irá esquecê-las, mas o controle delas é meu e os meus sonhos estão adiante.
Minhas lembranças me falam do meu passado, e os meus sonhos me falam sobre meu futuro.

A única razão de sermos tão apegados às lembranças é que elas não mudam, mesmo que tudo ao redor mude, envelheça, cresça e se transforme.
Embora igualmente intensos, lembranças e sonhos ocupam espaços distintos e seus caminhos nem sempre se cruzam...

Então... Guardo as lembranças no bolso e caminho com os sonhos!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MAIS DO QUE SÓ PALAVRAS


"Eu te amo..." Algo tão significativo e profundo, tão sério e contundente e às vezes usado com tanta facilidade e futilidade. Como pode ao mesmo tempo significar tanto e não significar nada.
Perdendo assim a importância e o seu real significado.

"Amor" no dicionário significa: Sentimento que impele as pessoas ao que é digno ou grandioso, imensa afeição ou grande amizade. Porém o que vemos em certos momentos é a banalização do seu sentido.

Dizer "eu te amo" é dizer a alguém que esse alguém é importante e especial pra você, que é alguém em quem confia, que pode contar com você em qualquer situação e que é fiel à ela. E que continuará amando-a ainda que cometa erros, que perdoará seus muitos erros.

Amar alguém é ser capaz de respeitar as diferenças, suportar os defeitos e acima de tudo conviver. Dizer a alguém " eu te amo" sem convivermos com esse alguém, sem conhecer seus defeitos, sem que haja algum tipo de identificação entre nós, é como dizer "eu te amo" a um desconhecido, e isso não é amor. É um querer bem, desejar a felicidade, torcer pelo sucesso, e não amar...

Existem tantas formas de expressar o quanto gosta de alguém, sem que use essa expressão tão importante e que diz tanto sobre você. Diz sobre você porque mostra seu caráter. Se você diz "eu te amo" a alguém que não é tão importante na sua vida é porque é superficial com seus sentimentos ou porque há algum tipo de interesse por trás dessa frase, sim pra você são apenas palavras.

"Eu te amo" é sentir na alma... E se torna uma expressão vazia quando dita em momentos não oportunos, ou quando não se sente realmente aquilo que diz. Apenas uma frase vazia.
Mais do que palavras, "eu te amo" é atitude, é mostrar que se importa, é as vezes abrir mão de sí mesmo pelo outro, é sentir falta da presença da outra pessoa, é defende-la ainda que a razão não esteja com ela e acima de tudo é sentir de verdade...

Palavras são só palavras... E o amor se mostra nas atitudes, no dia a dia, nos momentos bons e ruíns.
Se não pode sentir na alma e ter atitudes que contemplem esse amor, não diga: "eu te amo", pois além de não ser verdadeiro é injusto com aqueles que realmente são importantes na sua vida, e que você ama de verdade. Pode se tornar tão vazio em você que quando dita em verdade não soará mais tão importante para aquele que a ouve.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O TEMPO OUVE O CANTO DOS PÁSSAROS


O tempo não é algo que se possa voltar atrás... E ele passa depressa, ora como uma flecha que te acerta sem piedade, ora como um sábio conselheiro.
O tempo que passa... Não passa só, sempre leva algo de nós com ele, ora sonhos simples que ficaram à beira do caminho, ora caminhos integralmente sonhados.

Poderíamos ser como as águas que caminham para o mar sem se apegar aos rios por onde passam. Às águas simplesmente deixam o rio para abraçar o mar, como o orvalho que cai da folha sem se importar com seu destino.
Porém o tempo se impõe a nós, em um despertar contínuo de busca por nós mesmos, ora ele sorri como as estrelas que brilham gratas por iluminarem o céu, ora como um navio que vai ao longe sem se importar com quem ficou no cais.

Às vezes o tempo é empurrado pelo vento como um balão e corremos atrás dele sem nos darmos conta que estamos correndo em direção errada, ele vai ao céu em direção ao seu criador, brindar sua passagem com pingos de chuva.
O tempo faz um dia valer mais que outro dia, e ao passar faz tudo valer á pena, e nos faz enxergar que nem o erro foi desperdício.

O tempo que enxergas diante de ti falará por mim... Ora como alguém que se abandona para ser sozinho, ora abraçando o mundo esperando algum retorno.
Ele ouve o canto dos pássaros e sente o bater de suas asas em vôo, e nada perturba sua passagem, pois ele conhece seu significado. Ele não teme noites sombrias ou tempestades insanas, ele sabe que ainda assim ele vai passar.

O tempo vai passar você vai ver, e o que você vê diante de você será imagens perdidas em lembranças, ora esquecidas e sem voz, ora marcantes e gritando aos seus ouvidos o que ele fora outrora.
Mas é certo ele vai passar, seja com a graça e a leveza das flores, rolando como uma pedra a de um barranco levando tudo que encontra à frente, ou como a chuva que escorre da montanha querendo chegar logo ao rio na esperança de um dia novamente voltar ao mar.

Arquivo do blog