sábado, 20 de agosto de 2011

SONHAR NOVOS SONHOS


Com o passar do tempo percebemos que há sonhos que deixamos de sonhar
Sonhos que foram interrompidos para sonharmos outros sonhos
As vezes é preciso mudar a direção do caminho, seguir outros rumos
Sonhar novos sonhos...

Há corações que param no passado, esperando por algo que não vai acontecer
Para mover-se em direção ao futuro, é preciso que nosso coração encontre algo no presente
Todos os dias temos um momento para mudar tudo aquilo que nos faz mal
E mudar a história que queremos escrever

Escrevermos uma nova história só depende de nós...
A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la
Cuidemos de dar um passo à frente, um passo por menor que possa ser ou parecer
Pode nos levar a longos caminhos...

Os desafios que encontramos no caminho não determinam quem somos, e o que estamos nos tornando, mas sim a maneira com que respondemos aos desafios impostos
Tudo na vida passa rápido demais e o tempo se faz presente para apagar as marcas profundas

É preciso ter propósitos para seguir em frente e alcançar os novos sonhos
Sem propósitos a vida é um movimento sem sentido, uma atividade sem direção e acontecimentos sem motivo

Busque alcançar o que te faz feliz
Acredite em você e no que o tempo fez por você, no que ele te fez aprender
Não desista de caminhar, por mais curtos que sejam seus passos e mais longo que seja o caminho
Se sua decisão de seguir for suficientemente forte, a chegada será certa

Procure viver seus sonhos, os sonhos que você sonhou, e os que Deus te deu
Não viva pelos sonhos dos outros, pois o tempo vai passar e talvez você não tenha a chance de retornar para viver os seus

Reparta seus sonhos apenas com aqueles que sonham contigo e estariam com você em todo o tempo
Muitas vezes existem pessoas que torcem por você
Desejam te ver no topo, mas não suportariam enxergar-te quando estiver lá
Não há como sondarmos os corações alheios, então seja contido

Seus sonhos são só seus, e de quem te ama
São importantes pra você e para os que sonham contigo
Seus passos te identificarão... e o seu caminho te mostrará o destino
Ainda que os seus sonhos sejam transformados por novos sonhos
Viva-os, tenha propósitos e encontre no percurso o que te faz feliz...

domingo, 31 de julho de 2011

O TEMPO FAZ TUDO VALER À PENA...


O tempo faz tudo valer a pena... E nem o erro é disperdício
Os erros que cometemos, as palavras que são ditas ao acaso, os abraços que perdemos...
O que realmente conta é os caminhos que percorremos, cada lágrima derramada, cada suor vertido.

A busca por nós mesmos às vezes nos afasta dos outros...
Porém, nosso coração deve ser apto a regressar
Reconhecer que somos a soma uns dos outros e que só quando dividimos é que conseguimos multiplicar. E que sem amor e compreensão nada somos

A construção do que somos faz parte do que repartimos
Abra espaço em sua vida para oferecer palavras, afeto, atenção
Tudo passa e o que realmente ficará é o quanto você significou para os outros

Sabemos que viver é decepcionar às vezes, é esbarrar no inevitável
Inserir em nossos passos caminhos mal traçados que vão de encontro a lugar algum
Mas é aprender com os erros, reconhecer que a razão nem sempre está ao nosso lado
Que ouvir às vezes é melhor do que desabafar

Tudo passa... E ainda não nos demos conta que as pessoas são o que conta
Há encontros únicos na vida que nos fazem repensar e revisar tudo o que somos
E nos tocam tão profundamente, que por vezes, valem mais do que a convivência de uma vida inteira
Saber reconhecer momentos assim nos faz plenos e completos

Faça com que tudo valha à pena. Tudo cresce e tudo se transforma
As coisas se transformam e morrem, se não se transformam é por que já estão mortas
O caminho da transformação no final pouco importa, mas o destino na verdade é o que contará...
E no final o tempo fará tudo valer a pena...

sábado, 25 de junho de 2011

QUANTAS VEZES SOMOS CAPAZES...


Nosso caminhar e nossas atitudes nos diz quem somos...
Porém muitas vezes a dúvida insana do que somos pairará no ar para nos assombrar
É preciso desnudar esses conflitos e continuar no caminho, ainda que tortuoso
Ainda que o vento nos empurre de volta para trás e as pedras nos impeça de seguir

As vezes a vida irá nos bater forte demais com as circunstâncias e irá nos derrubar...
Sua pretensa finalidade é nos deixar lá, estendidos no chão dos acontecimentos
Nós temos duas escolhas, nos render ao solo e entregarmos a batalha vencida, ou
Nos levantar e ainda que feridos bater de volta e tentar derrubá-la

O mais importante na verdade não é o quanto batemos de volta
E sim quantas vezes poderemos suportar a dor e nos levantar
Mostrar a ela que ainda que destroçados e que por mais que ela nos derrube
Nossa vontade em superar-nos e continuar a luta é mais forte que os machucados causados por ela

O mundo não é um arco-íris ou um amanhecer ensolarado
É um lugar frio e duro, que por vezes te dará medo
Entretanto, o medo é como o fogo, um fogo que te queima por dentro
Se você conseguir controlá-lo, ele vai queimar você
Mas se o medo o controlar queimará não só você, mas tudo ao seu redor

Ninguém poderá mudar seu mundo por você, só você mesmo pode fazê-lo
Não busque em pessoas ou coisas o sentido da vida, isso você só encontrará dentro de você
Mude o seu universo interior, e seu mundo particular
Então as pessoas lhe farão algum sentido, e você terá algum sentido para elas...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARTES DE MIM...


Versos quebrados se escondem na minha poesia
Tento nos meus versos não dizer quem sou
Mas revelo-me ao faze-los
E fazendo-o me escondo ainda mais...

Sinto-me em algum lugar no meio do caminho
Perdida, só em meus pensamentos
Buscando-me onde não me posso achar
E achando-me onde não posso alcançar

Partes de mim escorre entre meus dedos
E vão se perdendo no caminho
Meu sorriso esconde minhas incertezas
E o meu caminhar, não revela-me ao próximo

Ninguém consegue enxergar o que trago em mim
São marcas que não deixo transparecer
Alguns puderam arranhar o exterior
Mas eles não podem tocar o que está por dentro

Só o silêncio me ouve, e a ele conto os meus medos
Medos que me escondem de mim
Para quem sabe alguém me encontre
E possa juntar as partes de mim que ficaram pelo caminho...

Partes que possa ajudar e me recompor
Juntando em mim o que ainda falta
O que falta não posso deixar de buscar
Buscando sigo, até enfim encontrar...

sábado, 16 de abril de 2011

OS SONHOS QUE DEIXARA DE SONHAR


Caminhava por entre ruas, e não havia ninguém além de mim...
Uma chuva fria e fina caía nesse entardecer, folhas espalhadas pelo chão davam a sensação de solidão e abandono.
 Havia muitas casas e todas igualmente brancas, porém uma resplandeceu em meu olhar.
Ao aproximar-me notei a porta entre aberta, me sobreveio uma vontade enorme de entrar, hesitei, não sei precisar por quanto tempo, mas hesitei

"Muitas vezes em nossas vidas andamos por caminhos desconhecidos, onde tudo nos parece igual e por vezes deserto e quando vemos uma oportunidade resplandecer a nossa frente até nos aproximamos, porém hesitamos e não nos entregamos ao novo"

Após hesitar alguns instantes, me deixei levar e entrei. Tudo parecia belo e cheio de vida, aconchegante e terno.
Como ninguém alí havia me contive em dar o próximo passo e romper ambiente à dentro.
Olhei pela janela e a chuva fina e fria dera espaço a um sol límpido, e uma brisa fresca soprava lá fora, um desejo enorme de sair veio sobre mim.

"Quantas vezes ao nos darmos oportunidades na vida ao vivê-las, por mais que tudo pareça belo, olhamos ao redor e algo ou alguém nos falta e então é o suficiente para questionarmos o brilho daquilo que estamos vivendo. E o outro lado parece ser sempre o melhor lugar para se estar"

Resolví permanecer alí e prosseguí... Em outro ambiente vislumbrei um grande e precioso quadro como uma linda paisagem, por alguns instantes a contemplei e ao me aproximar um pouco mais e penetrando meu olhos na imagem notei que entre a paisagem havia o desenho de uma moça entre lágrimas e seu chorar parecia tão profundo que penetrou em mim, como se eu pudesse tocar em sua tristeza.

"Por vezes mesmo vivendo algo especial, emoldurado por grande alegria e beleza que nos envolve, notamos que em algum lugar dentro de nós há algo escondido e que ao ser penetrado nos causa dor e tristeza e traz à tona sentimentos ruíns"

Ao me virar e perceber o restante do ambiente avistei uma mesa e nela uma folha de papel com algo escrito, ao me aproximar, uma sensação enorme de que o que alí estava escrito era direcionado a mim, e então eu lí: 
Dizia assim:  _ Esperei por tanto tempo por ti. Tanto que poderia ter contado todas as estrelas do céu, mas o tempo da espera foi angustiante, sua ausência sufocou-me e ao me dar conta de que não virías, partí...
Não me espere, não voltarei. Ainda pode me encontrar, mas agora somente dentro de você e em nenhum outro lugar.

E assim assinava: Os sonhos que um dia foram seus, mas que por algum motivo deixara de sonhar...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ANTES QUE SEJA TARDE...


Temos o mau costume de querer apenas a média (desde que não seja ruím, não precisa ser o ótimo), de faltar a quem amamos e de não mostrar o que sentimos aos que estão ao redor. E só nos damos conta quando os perdemos...

Temos o mau costume de perder tempo buscando tantas coisas vãs, tantas metas falsas e falsos sonhos, de correr atrás do vento sem percebermos que não o alcançaremos. Isso nos faz deixar de apreciar o que na verdade importa. E só nos damos conta quando nos vemos só...

Se nos acercássemos destes erros, nós daríamos os abraços que por rotina às vezes deixamos passar, diríamos mais palavras de amor e mostraríamos o carinho que perdemos a oportunidade de expressar. O quanto sentimos e não dissemos, e as vezes a golpes pode sair.
Antes que seja tarde e o tempo de aparte de quem ama, escute seu coração...

Temos o mau costume de buscar desculpas para não desnudar a alma e assumir as culpas, de não dar atenção as coisas pequenas da vida que nos faz feliz. E só nos damos conta quando olhamos atrás e percebemos que o que passou não volta mais...

Se nós percebessemos o quanto deixamos para trás por orgulho ou descuido, daríamos mais ouvido as palavras que nos tentaram dizer e com um afago afastaria todos os medos
Antes que seja tarde e a distância o afaste de quem te ama, olhe para o outro...

Por vezes tudo o que o outro necessita são seus olhos na direção dele, e suas mãos para segurar...
Antes que seja tarde e as circunstâncias os afaste... não se acostume a olhar além, olhe perto,e  não olhe ao redor, mas olhe dentro...

Texto inspirado na canção espanhola "La Mala Costumbre" (Pastora Soler)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NO SILÊNCIO DAS PALAVRAS


As vezes em silêncio eu grito por socorro. Porém os ecos do meu grito ressoam em minha cabeça e retornam ao meu peito vazio. Meus gritos ecoam em toda a parte, mas somente eu consigo entender os sons que de mim saem.

Em silêncio tento dizer tudo o que sinto, mas se meu silêncio não consegue dizer nada, inúteis igualmente serão o emitir de palavras. Minhas palavras saem sem nexo ou sentido, no entanto, em silêncio entendo claramente a minha voz

Na falta de palavras e no desespero do silêncio eu me afasto, e quando me afasto sinto necessidade de ser puxada de volta para perto, para que eu não me perca. Quando me perco partes de mim morrem, partes de mim morrem todos os dias...

Meu vôo é solitário e silencioso como o das águias, e entre altos e rasantes vôos ainda não sei bem para onde ir. Busco por mim olhando tudo ao redor e sigo voando em silêncio e só.
No instante de um pensamento minha mente turbulenta descansa. Então eu me refugio em meu mundo particular, mergulho num oceano de palavras atravessando meu mar de silêncio...

Ouço o silêncio, ele me diz coisas horríveis, e ele torna-se o plano de fundo dos meus dias. Minha consciência por vezes acusa-me e seus ruídos em mim torna-se ensurdecedor.

Toda palavra é como uma mácula desnecessária no silêncio e no nada. Prossigo, assim, em silêncio no barulho da minh'alma emitindo os meus gritos sem som...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DEUS - O CIENTISTA QUE CRIOU O UNIVERSO


É anticientífico acreditar em Deus? Alguns talvez achem que quanto mais os cientistas aprendem, mais se distanciam de qualquer conceito sobre Deus.

Muitos na comunidadevcientífica fazem pouco casoda fé, porém, um número considerável de cientistas ficam impressionados com evidências de que um Criador planejou conscientemente o Universo ao nosso redor.
O New York Times publicou uma resenha sobre cientistas que acreditam em Deus e que o Universo e a vida nele, resultam dum planejamento inteligente, o NYT comenta: “Eles são PhDs e ocupam cargos importantes em universidades conceituadas. Seus argumentos contra a teoria da evolução não se baseiam na autoridade das Escrituras, antes baseiam-se em argumentos científicos.
A ciência ainda não conseguiu resolver muitas questões:
Como o universo veio a existência?” “Como se originou a vida na terra?” deparando-se assim com algumas incógnitas
  • Seria obra do acaso a perfeita harmonia do Universo?
Como exemplo temos o ajuste perfeito das quatro forças físicas fundamentais: o eletromagnetismo, a gravidade, a força nuclear forte e a força nuclear fraca. Essas forças afetam toda a matéria no Universo, e estão ajustadas e equilibradas de modo tão exato que mesmo variações mínimas poderiam tornar a vida impossível.
Quando você se dá conta de que as leis da natureza precisam estar em perfeita harmonia para produzir o Universo visível, isso o leva a concluir que o Universo não apareceu simplesmente, mas que deve haver um objetivo por trás disso.” diz  John Polkinghorne, físico na Universidade de Cambridge
  • O desafio da complexidade
Existe uma grande complexidade no mundo a nossa volta. Quanto mais complexo o acontecimento, menos provável que este ocorra por acaso. Considere um exemplo.
Na formação do DNA, o bloco de construção da vida, há uma enorme quantidade de reações químicas que precisam ocorrer com absoluta exatidão. Em 1969, Frank Salisbury, cientista da Universidade de Utah - EUA, calculou a probabilidade de se formar espontaneamente uma molécula de DNA básica essencial para o surgimento da vida. Seus cálculos revelaram que a probabilidade é ínfima, considerada até impossível do ponto de vista matemático.
A complexidade se torna evidente em especial quando organismos vivos possuem partes complexas que seriam inúteis sem outras partes complexas.
De acordo com as teorias evolucionistas, os seres vivos continuaram a se reproduzir à medida que se tornaram cada vez mais complexos. No entanto, em algum estágio, a fêmea de diversas espécies precisou desenvolver células reprodutoras, que precisaram ser fertilizadas por um macho com células reprodutoras complementares. A fim de fornecer o número apropriado de cromossomos à descendência, as células reprodutoras de cada genitor passam por um processo notável chamado meiose, mediante o qual as células de cada genitor ficam com a metade do número costumeiro de cromossomos. Esse processo impede que a descendência tenha cromossomos a mais.
Naturalmente, esse mesmo processo seria necessário para outras espécies. Como foi então que a “primeira mãe” de cada espécie foi capaz de se reproduzir com um “primeiro pai” plenamente desenvolvido? Como os dois conseguiram de modo inesperado dividir em duas partes iguais o número de cromossomos de suas células reprodutoras, da forma necessária para reproduzir uma descendência saudável com traços de ambos os genitores? E se as características que tornam esse processo possível se desenvolveram de forma gradual, como o macho e a fêmea de cada espécie sobreviveram, sendo que essas características vitais ainda não haviam sido completamente formadas?
A probabilidade dessa interdependência reprodutora acontecer por acaso, até mesmo numa única espécie, é impossível de calcular, e a possibilidade de ter surgido em muitas espécies está além de uma explicação razoável. Será que um processo teórico baseado exclusivamente na evolução consegue explicar tal complexidade? Como poderiam acontecimentos aleatórios, que ocorreram por acaso, sem um objetivo específico, resultar nesses sistemas complexos e inter-relacionados? Os seres vivos são dotados de peculiaridades que evidenciam presciência e planejamento — evidenciando a existência de um Projetista inteligente, ou seja, Deus - o Criador

Muitos estudiosos chegaram a essa conclusão.
William Dembski, matemático escreveu que o “planejamento inteligente”, manifesto nos “aspectos observáveis do mundo natural... só pode ser devidamente explicado se o atribuirmos a uma causa inteligente”. Ele quis dizer que tal complexidade exige um ser inteligente por trás (Deus) e que para tal complexidade houve um propósito.
Foi o estudo da ciência que me fez chegar à conclusão de que o mundo é muito mais complexo do que a própria ciência pode explicar. É somente por meio do sobrenatural que consigo entender o mistério de tudo que existe.” Allan Sandage, astrônomo

A ordem no mundo vivo é muitíssimo evidente. Foi estabelecida por uma Força superior, Deus. É nesse sentido que a fé está de acordo com a verdade científica e a completa, em vez de contradizê-la, fornecendo um entendimento mais simples do Universo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

VOCÊ FOI A POESIA EM MIM...


Perdido no tempo e no espaço em infinitos caminhos que não me encontro, lá está você. Escondido com uma parte de mim...

Tenho pensado em ti, buscando por mim mesma nessas vagas lembranças
Vivi tanto você, que me esquecí e fui me perdendo pelo caminho
Atitudes tomadas, palavras não ditas, passos dados sem sequer olhar para trás
Há momentos que lamento pelo que não fora
E outros em que acredito ter sido melhor assim

Procuro me esquivar das lembranças.
Em algum lugar escondido dentro de mim sua imagem permanece congelada
Como se uma parte de mim sempre esperasse por ti

Busquei por tanto tempo, em cada olhar, um que me fizesse encontrar o seu
Por muito tempo quis que estivesse aqui
E que com apenas um abraço afastasse todos os meus medos

Ainda tenho medo, e ele me empurra pra você

Ainda sinto sua presença aqui
E ainda sinto-me perdida
Houve um tempo que eu viveria e morreria por ti
Você foi a poesia em mim

O mundo deu tantas voltas, e novamente estamos aqui
As mesmas decisões, as mesmas escolhas
Está tão confuso aqui dentro
Mas lá fora me dá me assusta e me amedronta

Sei que sou suficientemente forte para viver longe de ti
Mas já não sei se desejo descansar sem que você seja a sombra
Ou correr sem que você seja o destino

As palavras já não me são suficientes
Se eu pudesse te dizer o que nunca te direi
Tu terias que entender aquilo que nem sei

Então apenas me abrace e afaste de mim todos os meus medos...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O GENE DA FÉ - CIÊNCIA E RELIGIÃO

 

“Deus colocou a eternidade no coração dos homens”
O Cristianismo contribuiu de forma decisiva para a pesquisa moderna defendendo que procurar entender nosso mundo faz parte do mandado cultural que Deus havia dado ao homem no ato da criação.

O homem deve conhecer melhor o universo que Deus criou e onde Deus o colocou, conhecer o próprio Deus é assim conhecer-se melhor.
A religião surgiu na história da humanidade com as primeiras agregações sociais e, embora não seja a única possibilidade de conferir sentido a existência, para milhões de pessoas em diferentes épocas e culturas tem sido uma forma eficiente de se projetar no futuro com mais segurança. Ideais políticos, e comprometimento com causas sociais podem assumir a mesma função psíquica, porém pelo modo como um organizador psíquico privilegiado – embora exista o risco de instituições, dogmas e rituais exageradamente rígidos favorecem justamente o oposto: confusão, fanatismo e adoecimento mental

“Em nome da fé se justificam ações de todo o gênero, dos gestos de generosidade às atrocidades.
O conceito de religião pode ser definido como um sistema de significados centrados no sagrado, que se torna  a lente através da qual percebemos a realidade.

Uma curiosidade tem intrigado pesquisadores: não só a função da religião no psiquismo, mas a possibilidade de haver no cérebro humano áreas cuja função específica é possibilitar experiências religiosas, como se estabelecem uma ponte em direção a Deus.
O geneticista Dean Hamer pesquisou a fundo questões que sustentan que a crença no criador é geneticamente determinada e que teria decifrado o “código” que revela que a fé não é simplismentebuma escolha pessoal, mas está contida em nossos genes. E afirma que há na espiritualidade um mecanismo biológico que nos deixa predispostos geneticamente a crer
Hamer lançou assim uma das maiores controvérsias dos últimos tempos. Mas tanto teólogos, filósofos, antropólogos e psicanalistas que estudam o tema afirmam que a biologia não é capaz de explicar algo complexo, pois a definição de fé não é tão simples como propõe o autor.

“A ciência é uma disciplina que demanda medições precisas de fenômenos, e as dimensões da consciência humana não podem ser medidas dessa forma”
Tomás de Aquino dizia: “Todas a s ações humanas devem ser dirigidas a um fim último, a felicidade de estar com Deus”

Quando se crê na existência de Deus, a evidência mostrada pela ciência ao descobrir mediadores químicos que nos possibilita experiências com Ele, não muda os fatos: a experiência que se tem com Deus é singular e influencia a vida dos indivíduos, nas relações consigo mesmo e com os outros. E confere sentido à nossa própria história, do nascimento à morte e até a eternidade.

Arquivo do blog