quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DEUS - O CIENTISTA QUE CRIOU O UNIVERSO


É anticientífico acreditar em Deus? Alguns talvez achem que quanto mais os cientistas aprendem, mais se distanciam de qualquer conceito sobre Deus.

Muitos na comunidadevcientífica fazem pouco casoda fé, porém, um número considerável de cientistas ficam impressionados com evidências de que um Criador planejou conscientemente o Universo ao nosso redor.
O New York Times publicou uma resenha sobre cientistas que acreditam em Deus e que o Universo e a vida nele, resultam dum planejamento inteligente, o NYT comenta: “Eles são PhDs e ocupam cargos importantes em universidades conceituadas. Seus argumentos contra a teoria da evolução não se baseiam na autoridade das Escrituras, antes baseiam-se em argumentos científicos.
A ciência ainda não conseguiu resolver muitas questões:
Como o universo veio a existência?” “Como se originou a vida na terra?” deparando-se assim com algumas incógnitas
  • Seria obra do acaso a perfeita harmonia do Universo?
Como exemplo temos o ajuste perfeito das quatro forças físicas fundamentais: o eletromagnetismo, a gravidade, a força nuclear forte e a força nuclear fraca. Essas forças afetam toda a matéria no Universo, e estão ajustadas e equilibradas de modo tão exato que mesmo variações mínimas poderiam tornar a vida impossível.
Quando você se dá conta de que as leis da natureza precisam estar em perfeita harmonia para produzir o Universo visível, isso o leva a concluir que o Universo não apareceu simplesmente, mas que deve haver um objetivo por trás disso.” diz  John Polkinghorne, físico na Universidade de Cambridge
  • O desafio da complexidade
Existe uma grande complexidade no mundo a nossa volta. Quanto mais complexo o acontecimento, menos provável que este ocorra por acaso. Considere um exemplo.
Na formação do DNA, o bloco de construção da vida, há uma enorme quantidade de reações químicas que precisam ocorrer com absoluta exatidão. Em 1969, Frank Salisbury, cientista da Universidade de Utah - EUA, calculou a probabilidade de se formar espontaneamente uma molécula de DNA básica essencial para o surgimento da vida. Seus cálculos revelaram que a probabilidade é ínfima, considerada até impossível do ponto de vista matemático.
A complexidade se torna evidente em especial quando organismos vivos possuem partes complexas que seriam inúteis sem outras partes complexas.
De acordo com as teorias evolucionistas, os seres vivos continuaram a se reproduzir à medida que se tornaram cada vez mais complexos. No entanto, em algum estágio, a fêmea de diversas espécies precisou desenvolver células reprodutoras, que precisaram ser fertilizadas por um macho com células reprodutoras complementares. A fim de fornecer o número apropriado de cromossomos à descendência, as células reprodutoras de cada genitor passam por um processo notável chamado meiose, mediante o qual as células de cada genitor ficam com a metade do número costumeiro de cromossomos. Esse processo impede que a descendência tenha cromossomos a mais.
Naturalmente, esse mesmo processo seria necessário para outras espécies. Como foi então que a “primeira mãe” de cada espécie foi capaz de se reproduzir com um “primeiro pai” plenamente desenvolvido? Como os dois conseguiram de modo inesperado dividir em duas partes iguais o número de cromossomos de suas células reprodutoras, da forma necessária para reproduzir uma descendência saudável com traços de ambos os genitores? E se as características que tornam esse processo possível se desenvolveram de forma gradual, como o macho e a fêmea de cada espécie sobreviveram, sendo que essas características vitais ainda não haviam sido completamente formadas?
A probabilidade dessa interdependência reprodutora acontecer por acaso, até mesmo numa única espécie, é impossível de calcular, e a possibilidade de ter surgido em muitas espécies está além de uma explicação razoável. Será que um processo teórico baseado exclusivamente na evolução consegue explicar tal complexidade? Como poderiam acontecimentos aleatórios, que ocorreram por acaso, sem um objetivo específico, resultar nesses sistemas complexos e inter-relacionados? Os seres vivos são dotados de peculiaridades que evidenciam presciência e planejamento — evidenciando a existência de um Projetista inteligente, ou seja, Deus - o Criador

Muitos estudiosos chegaram a essa conclusão.
William Dembski, matemático escreveu que o “planejamento inteligente”, manifesto nos “aspectos observáveis do mundo natural... só pode ser devidamente explicado se o atribuirmos a uma causa inteligente”. Ele quis dizer que tal complexidade exige um ser inteligente por trás (Deus) e que para tal complexidade houve um propósito.
Foi o estudo da ciência que me fez chegar à conclusão de que o mundo é muito mais complexo do que a própria ciência pode explicar. É somente por meio do sobrenatural que consigo entender o mistério de tudo que existe.” Allan Sandage, astrônomo

A ordem no mundo vivo é muitíssimo evidente. Foi estabelecida por uma Força superior, Deus. É nesse sentido que a fé está de acordo com a verdade científica e a completa, em vez de contradizê-la, fornecendo um entendimento mais simples do Universo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

VOCÊ FOI A POESIA EM MIM...


Perdido no tempo e no espaço em infinitos caminhos que não me encontro, lá está você. Escondido com uma parte de mim...

Tenho pensado em ti, buscando por mim mesma nessas vagas lembranças
Vivi tanto você, que me esquecí e fui me perdendo pelo caminho
Atitudes tomadas, palavras não ditas, passos dados sem sequer olhar para trás
Há momentos que lamento pelo que não fora
E outros em que acredito ter sido melhor assim

Procuro me esquivar das lembranças.
Em algum lugar escondido dentro de mim sua imagem permanece congelada
Como se uma parte de mim sempre esperasse por ti

Busquei por tanto tempo, em cada olhar, um que me fizesse encontrar o seu
Por muito tempo quis que estivesse aqui
E que com apenas um abraço afastasse todos os meus medos

Ainda tenho medo, e ele me empurra pra você

Ainda sinto sua presença aqui
E ainda sinto-me perdida
Houve um tempo que eu viveria e morreria por ti
Você foi a poesia em mim

O mundo deu tantas voltas, e novamente estamos aqui
As mesmas decisões, as mesmas escolhas
Está tão confuso aqui dentro
Mas lá fora me dá me assusta e me amedronta

Sei que sou suficientemente forte para viver longe de ti
Mas já não sei se desejo descansar sem que você seja a sombra
Ou correr sem que você seja o destino

As palavras já não me são suficientes
Se eu pudesse te dizer o que nunca te direi
Tu terias que entender aquilo que nem sei

Então apenas me abrace e afaste de mim todos os meus medos...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O GENE DA FÉ - CIÊNCIA E RELIGIÃO

 

“Deus colocou a eternidade no coração dos homens”
O Cristianismo contribuiu de forma decisiva para a pesquisa moderna defendendo que procurar entender nosso mundo faz parte do mandado cultural que Deus havia dado ao homem no ato da criação.

O homem deve conhecer melhor o universo que Deus criou e onde Deus o colocou, conhecer o próprio Deus é assim conhecer-se melhor.
A religião surgiu na história da humanidade com as primeiras agregações sociais e, embora não seja a única possibilidade de conferir sentido a existência, para milhões de pessoas em diferentes épocas e culturas tem sido uma forma eficiente de se projetar no futuro com mais segurança. Ideais políticos, e comprometimento com causas sociais podem assumir a mesma função psíquica, porém pelo modo como um organizador psíquico privilegiado – embora exista o risco de instituições, dogmas e rituais exageradamente rígidos favorecem justamente o oposto: confusão, fanatismo e adoecimento mental

“Em nome da fé se justificam ações de todo o gênero, dos gestos de generosidade às atrocidades.
O conceito de religião pode ser definido como um sistema de significados centrados no sagrado, que se torna  a lente através da qual percebemos a realidade.

Uma curiosidade tem intrigado pesquisadores: não só a função da religião no psiquismo, mas a possibilidade de haver no cérebro humano áreas cuja função específica é possibilitar experiências religiosas, como se estabelecem uma ponte em direção a Deus.
O geneticista Dean Hamer pesquisou a fundo questões que sustentan que a crença no criador é geneticamente determinada e que teria decifrado o “código” que revela que a fé não é simplismentebuma escolha pessoal, mas está contida em nossos genes. E afirma que há na espiritualidade um mecanismo biológico que nos deixa predispostos geneticamente a crer
Hamer lançou assim uma das maiores controvérsias dos últimos tempos. Mas tanto teólogos, filósofos, antropólogos e psicanalistas que estudam o tema afirmam que a biologia não é capaz de explicar algo complexo, pois a definição de fé não é tão simples como propõe o autor.

“A ciência é uma disciplina que demanda medições precisas de fenômenos, e as dimensões da consciência humana não podem ser medidas dessa forma”
Tomás de Aquino dizia: “Todas a s ações humanas devem ser dirigidas a um fim último, a felicidade de estar com Deus”

Quando se crê na existência de Deus, a evidência mostrada pela ciência ao descobrir mediadores químicos que nos possibilita experiências com Ele, não muda os fatos: a experiência que se tem com Deus é singular e influencia a vida dos indivíduos, nas relações consigo mesmo e com os outros. E confere sentido à nossa própria história, do nascimento à morte e até a eternidade.

domingo, 28 de novembro de 2010

SERES SEPARADOS POR DEUS PARA NOS REMENDAR A ALMA


Estava pensando no amor de Deus por mim...
Seu amor sempre me surpreende, em cada detalhe e em todo o tempo...

Ele me ama tão profundamente que colocou em meu caminho seres mais do que especiais
Pessoas que dividem comigo minha vida: sonhos, alegrias, e os caminhos tortuosos
Sinto o cuidado de Deus ao selecionar cada uma delas e direcioná-las a caminhar ao meu lado

Uns com uma alegria de viver tão intensa e sempre sorrindo, me mostrando que ser levado a sério é mesmo muito engraçado.
Alguns que fazem instantes pequenos se tornarem momentos inesquecíveis, e mostram que o importante na vida são esses momentos e que eles podem mudar uma vida inteira
E outros que nos mostram que não devemos ser aplaudidos sempre, que por vezes são duros e não cedem a gente, mas nos mostram que gestos assim nos ensinam tão mais, e que na dureza das palavras há um coração sendo dividido conosco e pronto a nos abrigar sempre.
Esses seres separados por Deus para nos remendar a alma, dividirem conosco a missão que Ele nos entregou e somar seus espíritos ao nosso, tornam a nossa caminhada mais leve e feliz. Passando por nossas vidas deixando um pouco de sí e levando um pouco de nós.

Quando penso no amor dessas pessoas vejo o profundo amor de Deus por mim, e sinto seu toque em cada uma delas. Penso em quão diferentes são entre sí, e ainda sim terem porções iguais do meu amor.
Agradeço a Deus por existirem em minha vida, porém que neste momento essas palavras sejam minha oração de agradecimento a vocês por tornarem meu caminha termo e suave
O exemplo que vejo em suas vidas, as palavras que saem de vocês e a sinceridade que flui dos seus corações me mostram a cada dia que vale a pena...

Me mostram que por vezes coisas que eu julgava tão importantes, não o eram tanto assim
Que por vezes minha razão foge de mim, e me auxiliam a traze-la de volta
Que palavras são importantes, porém mais importantes são os gestos que elas traduzem
Mas, me mostram sobre tudo que Deus me ama tão profundamente que uniu seus espíritos ao meu, mesmo que eu nada fizesse para merece-las.

A cada uma delas meu amor eterno...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CIÊNCIA E RELIGIÃO: UNIVERSO INCOMPREENSÍVEL



O pensamento humano sempre busca respostas dos anseios e da procura da sua essência plena.

O conflito entre religião e ciência é bastante conhecido historicamente. Galileu Galilei foi obrigado a se retratar, quando comprovou a teoria heliocêntrica de Copérnico, por causa da reação da Igreja Católica no Século 17. O mesmo ocorreu com Charles Darwin e sua teoria evolucionista, que contradizia o criacionismo da Igreja.
Com a evolução alcançada pela tecnologia neste início de século 21, religiosos e cientistas se confrontam com novas polêmicas. Células-tronco, clonagem e transgênicos são apenas alguns exemplos de questões que ainda geram muitas divergências.

A Fé, não é de maneira alguma, contra a ciência. Pelo contrário, do ponto de vista teológico, a fé incentiva e exige a ciência no que se refere geralmente de qualquer busca pela verdade e no que se refere especificamente da incumbência humana de classificar, compreender e explicar abstratamente a natureza (Genesis 2, 19-20).

Ciência e Religião tratam de áreas não sobrepostas do conhecimento humano.
Todas as questões de moralidade contidas na imutável lei espiritual de todas as religiões são logicamente exatas. Se a religião fosse contrária a razão lógica, então deixaria de ser religião para ser simplesmente tradição. Religião e ciência são duas asas sobre as quais a alma humana pode progredir.

Podemos constatar que diversos religiosos deram sua contribuição para a ciência: pólvora, genética, vidro, lentes, astronomia e tantos outros no campo da pesquisa. Para a religião não há contradição. Ela não contradiz a ciência, mas também não se submete a certas pretensões da mesma.
A fé é fruto de opção e de uso consciente da liberdade de que busca o porquê em Deus que é infinito.

Albert Einstein (1879-1955), físico judeu alemão, criador da teoria da relatividade, prêmio Nobel em 1921, afirma:
“Todo profundo pesquisador da natureza deve conceber uma espécie de sentimento religioso, pois não pode admitir que ele seja o primeiro a perceber os extraordinariamente belos conjuntos de seres que ele contempla. No universo, incompreensível como ele é, manifesta-se uma utilização superior e ilimitada”
O Físico alemão e pesquisador da energia atômica, Werner Von Braum (1912- 1977) justifica com maestria:
“Não se pode de maneira alguma justificar a opinião de vez em quando formulada, de que a época das viagens espaciais tem conhecimento da natureza tais que já não precisamos crer em Deus. Somente uma renovada fé em Deus pode provocar a mudança que salve da catástrofe o nosso mundo.
Gugliermo Marconi (1874-1937), físico italiano, inventor da telegrafia sem fio, Prêmio Nobel em 1909, disse: “Declaro com ufania que sou homem de fé. Creio no poder da oração. Creio nisto não só como fiel cristão, mas também como cientista.”
Thomas Alva Edison (1847- 1931), inventor do campo da física com mais de 2000 patentes diz: “Tenho enorme respeito e a mais elevada admiração por todos os engenheiros, especialmente pelo maior deles: Deus.”

A ciência não é inimiga da religião, nem tampouco a razão contradiz a fé.
O psicólogo Carl Gustav Jung (1875-1961) em uma das suas falas célebre diz: “Afastar-se de Deus é a mesma coisa que arrancar a própria essência do homem”.

A religião e a ciência tenta de alguma forma levar ao homem explicações que as vezes foge da compreensão, a fé não se opõe a ciência pois ambas caminham juntas, vez que juntas trabalham para o bem maior que é o desenvolvimento intelectual e espiritual de uma forma completa na sua essência e na sua complexidade,


Fonte: Ciêcias e Religião. É possível essa combinação? (Manoel Felizardo dos Santos)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ESTRANHOS CONTORNOS


Tantas vezes exaltamos, ou somos exaltados

Tantas vezes humilhamos ou somos humilhados

Tantas vezes nossa importância se dá de acordo com o que fazemos pelos outros,

e menos pelo que somos


Quando olho ao redor, não me vejo por perto

Quando caminho por aí me vejo ao longe

Quando tento me buscar, mais ainda me perco

e distante me encontro


Podem conhecer meu exterior, mas não podem tocar o que está por dentro

Podem me olhar e ainda assim não me enxergar

Podem conhecer de mim somente o que deixo transparecer

e ainda assim é tão pouco


Caminho por entre pessoas que dividem seus sonhos comigo, no entanto, meus sonhos são apenas meus

Caminho por entre linhas mal traçadas que dão de encontro a lugar algum

Caminho por entre idéias distantes tentando encontrar o sentido das coisas


Estranhos contornos a obscurecer a confluência de todo o meu ser

Procuro sentido nas entrelinhas de um cotidiano sem objetividade


O que sentí, o que conhecí nunca brilhou através do que mostrei

Nunca ser, nunca enxergar, nunca enxergarei o que poderia ter sido

Tantos planos, tantos sonhos irrealizados

Nunca livre, nunca eu...


Perdí no amor para os versos de um estranho

E na loucura das palavras, em idéias confusas busco o meu sentido

Porém sem alcançar e sem se quer enxergar

Continuo buscando...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS ANOS QUE PASSAM...


Os anos que passam... não passam sós, deixam um pouco deles e levam um pouco de nós

Mas o que importa, ao passar dos anos, não é onde você chegou, o que importa é onde está indo.

Os anos que passam e a maturidade nos dão a certeza de que não devemos nos comparar aos outros, mas sim com o melhor que podemos ser...


Maturidade tem mais a ver com as experiências que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários celebramos.

Entendamos que o ambiente e as circunstâncias tem grande influência sobre nós, mas somos responsáveis por nós mesmos...


Os anos que passam nos ensina que:

-Ignorar os fatos não altera sua importância

-Quando se cultiva tristezas a felicidade bate em outro lugar

-Deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo o que pedimos

E que os pequenos acontecimentos diários é que tornam a vida especial...


Com os anos que passam realizamos alguns sonhos, e pelo caminho perdemos alguns outros

E os erros que cometemos ao longo do caminho no ensina que o único modo de evitá-los é adquirindo experiência

E a experiência nos moldará em todo o tempo...


Com os anos que passam aprendemos que a verdadeira viagem se faz na memória

Cultivemos boas lembranças e amizades verdadeiras, pois algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos atender

Amigos farão a diferença em nós, com o passar dos anos...


Na vida haverá obstáculos, desilusões. No entanto, prossigamos.

Se quisermos os acertos, que estejamos preparados para os erros

A felicidade está em sempre continuar, buscar nas pequenas coisas grandes motivos para se viver...


O aprendizado nunca termina

E nos anos que passam, não existe parte da vida que não contenha lições

Tudo o que precisamos é acreditar, seguir e tentar. Sempre...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

UM SORRISO DE CRIANÇA

Os tempos de criança tem cheiro de chuva, sabor de algodão doce...

Tem lembranças que nunca se apagam...


Ser criança é ter esperança no olhar

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

É ter o dia mais feliz da vida todos os dias


Tem uma frase de Arthur Miller que gosto demais, ele disse: “ Não se pega o espírito de uma criança correndo atrás dela. É preciso ficar parado e por amor ela retornará”

A criança nos mostra Deus no extraordinário e traduz a essência do ser criado por Ele


Ser criança é estar de mãos dadas com a vida.

É desejar ansiosamente todas as respostas

É fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles


Encontramos tanta alegria no sorriso de uma criança que o coração fica pequeno demais para o corpo.

O sorriso de uma criança é como o arco-iris depois de uma tempestade repentina


Ser criança é sentir o presente como se o amanhã não tivesse importância

É fazer planos, dormir inventando sonhos, mesmo os que não se podem realizar

É acreditar que tudo é possível


Por que não fazemos hoje o que fazíamos outrora: despertar a criança que em nós há

Sorrir por nada, brincar na terra, correr na chuva

Devolver o mistério dos sonhos de infância


Ser criança...

Ter os olhos cheios de maravilha e surpresa

Com renovada energia acordar cada manhã

Acreditar que o futuro ainda é uma missão a realizar


Que possamos...

Voltar a ser criança e reaprender o mundo. Retornemos aos sonhos!

Que reapareçam as lembranças de questionamentos

Desvelem-se incoerências acomodadas que já nos passam desapercebidas na correria do dia-dia


Voltemos às recordações escondidas no coração e que possamos nos reencontrar com o homem-menino que há dentro de cada um de nós!!!



Dedico estas reflexões às crianças da minha vida, umas pequenas, outras crescida e uma que ainda está por nascer (Icaro, Allan, Nathália, Netinho, Débora, Arthur, João Pedro, Giulia, Tiaguinho e bb). Mas dedico principalmente à criança presente em cada um de nós!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BUSCANDO MOMENTOS MÁGICOS...


Buscamos o impossível sem nos dar conta de que o possível está diante de nós e que seu brilho pode ser mágico.
Devemos lapidar esses momentos mágicos...

Sejamos o sol em um dia frio, a chuva num dia seco, como o orvalho a tocar levemente as folhas
Cultivar flores ao redor do canteiro, flores para distribuir no caminho...

A vida é rápida demais, não deixe o vento te empurrar, encontre a magia do momento presente
Observe onde estão os momentos mágicos que vão fazer a diferença
Não podemos perder a sensibilidade de percebe-los...

Faça um dia valer mais do que o outro. Abrace o mundo sem esperar dele retorno
Viva os pequenos momentos...

Se alegre no sorriso de uma criança, dance a sombra do luar, e alcance o infinito
Mostre a beleza oculta em você, e compreenda os anseios da verdade
O tempo não é algo que se possa voltar atrás, corra com o vento...

Um dia ao chegar ao final, que possamos concluir...
Deixamos mais de nós do que poderíamos supor.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

QUANDO UM LIVRO FALA E A ALMA RESPONDE



“Um país se faz com homens e livros” Monteiro Lobato
O mundo atual nos convida a participar dos avanços tecnológicos, enquanto o adormecer do passado nos deixa a oportunidade de buscar nos livros o sonho de um futuro perfeito. Através da literatura viajamos a um destino enriquecedor traçado por palavras, e somos convocados a exercitar a imaginação.
Os livros partilham conosco sentimentos e pensamentos, coloca-nos em outro tempo, outros lugares, outras culturas.
Devemos perceber o quão importante é o ato de ler. Ler é saber, e desenvolve não só a capacidade de leitura, mas a capacidade verbal e escrita.
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
O livro nos traz conhecimento e além de tudo exercita o pensamento e a imaginação. No entanto, a prática da leitura esta sendo superada pelos atributos da tecnologia. Hoje mais do que nunca, devemos estar conscientes da importância que o hábito de ler desempenha no desenvolvimento do ser humano.
Através da leitura aprendemos o mundo, investigamos de onde viemos e para onde vamos, ajuda-nos a pensar e refletir, a conhecer os outros e a nós mesmos.
Cada um de nós pode contribuir para o êxito de conciliar um aprendizado eficaz e produtivo com o progresso confuso ao qual nos é oferecido todos os dias.
Cito uma frase de Clarice Lispector “A palavra é o meu domínio sobre o mundo”
Façamos nossas crianças entrarem em contato com a leitura e assim valorizar os livros, ouvir os adultos contar histórias, ver as imagens levando-as a reconstituir a história a partir da mensagem retida, ajudando-as a caminhar pela sequência literária comum que se inicia com a ilustração concreta.
Escrevamos então nossa história a partir do conhecimento, da educação, da cultura e daquilo que aprendemos, pois tudo o que levamos conosco é aquilo que aprendemos.
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"
Leonardo da Vinci


Arquivo do blog