- Seria obra do acaso a perfeita harmonia do Universo?
- O desafio da complexidade
As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. [Victor Hugo]

Tantas vezes exaltamos, ou somos exaltados
Tantas vezes humilhamos ou somos humilhados
Tantas vezes nossa importância se dá de acordo com o que fazemos pelos outros,
e menos pelo que somos
Quando olho ao redor, não me vejo por perto
Quando caminho por aí me vejo ao longe
Quando tento me buscar, mais ainda me perco
e distante me encontro
Podem conhecer meu exterior, mas não podem tocar o que está por dentro
Podem me olhar e ainda assim não me enxergar
Podem conhecer de mim somente o que deixo transparecer
e ainda assim é tão pouco
Caminho por entre pessoas que dividem seus sonhos comigo, no entanto, meus sonhos são apenas meus
Caminho por entre linhas mal traçadas que dão de encontro a lugar algum
Caminho por entre idéias distantes tentando encontrar o sentido das coisas
Estranhos contornos a obscurecer a confluência de todo o meu ser
Procuro sentido nas entrelinhas de um cotidiano sem objetividade
O que sentí, o que conhecí nunca brilhou através do que mostrei
Nunca ser, nunca enxergar, nunca enxergarei o que poderia ter sido
Tantos planos, tantos sonhos irrealizados
Nunca livre, nunca eu...
Perdí no amor para os versos de um estranho
E na loucura das palavras, em idéias confusas busco o meu sentido
Porém sem alcançar e sem se quer enxergar
Continuo buscando...

Os anos que passam... não passam sós, deixam um pouco deles e levam um pouco de nós
Mas o que importa, ao passar dos anos, não é onde você chegou, o que importa é onde está indo.
Os anos que passam e a maturidade nos dão a certeza de que não devemos nos comparar aos outros, mas sim com o melhor que podemos ser...
Maturidade tem mais a ver com as experiências que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários celebramos.
Entendamos que o ambiente e as circunstâncias tem grande influência sobre nós, mas somos responsáveis por nós mesmos...
Os anos que passam nos ensina que:
-Ignorar os fatos não altera sua importância
-Quando se cultiva tristezas a felicidade bate em outro lugar
-Deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo o que pedimos
E que os pequenos acontecimentos diários é que tornam a vida especial...
Com os anos que passam realizamos alguns sonhos, e pelo caminho perdemos alguns outros
E os erros que cometemos ao longo do caminho no ensina que o único modo de evitá-los é adquirindo experiência
E a experiência nos moldará em todo o tempo...
Com os anos que passam aprendemos que a verdadeira viagem se faz na memória
Cultivemos boas lembranças e amizades verdadeiras, pois algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos atender
Amigos farão a diferença em nós, com o passar dos anos...
Na vida haverá obstáculos, desilusões. No entanto, prossigamos.
Se quisermos os acertos, que estejamos preparados para os erros
A felicidade está em sempre continuar, buscar nas pequenas coisas grandes motivos para se viver...
O aprendizado nunca termina
E nos anos que passam, não existe parte da vida que não contenha lições
Tudo o que precisamos é acreditar, seguir e tentar. Sempre...

Os tempos de criança tem cheiro de chuva, sabor de algodão doce...
Tem lembranças que nunca se apagam...
Ser criança é ter esperança no olhar
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
É ter o dia mais feliz da vida todos os dias
Tem uma frase de Arthur Miller que gosto demais, ele disse: “ Não se pega o espírito de uma criança correndo atrás dela. É preciso ficar parado e por amor ela retornará”
A criança nos mostra Deus no extraordinário e traduz a essência do ser criado por Ele
Ser criança é estar de mãos dadas com a vida.
É desejar ansiosamente todas as respostas
É fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles
Encontramos tanta alegria no sorriso de uma criança que o coração fica pequeno demais para o corpo.
O sorriso de uma criança é como o arco-iris depois de uma tempestade repentina
Ser criança é sentir o presente como se o amanhã não tivesse importância
É fazer planos, dormir inventando sonhos, mesmo os que não se podem realizar
É acreditar que tudo é possível
Por que não fazemos hoje o que fazíamos outrora: despertar a criança que em nós há
Sorrir por nada, brincar na terra, correr na chuva
Devolver o mistério dos sonhos de infância
Ser criança...
Ter os olhos cheios de maravilha e surpresa
Com renovada energia acordar cada manhã
Acreditar que o futuro ainda é uma missão a realizar
Que possamos...
Voltar a ser criança e reaprender o mundo. Retornemos aos sonhos!
Que reapareçam as lembranças de questionamentos
Desvelem-se incoerências acomodadas que já nos passam desapercebidas na correria do dia-dia
Voltemos às recordações escondidas no coração e que possamos nos reencontrar com o homem-menino que há dentro de cada um de nós!!!
Dedico estas reflexões às crianças da minha vida, umas pequenas, outras crescida e uma que ainda está por nascer (Icaro, Allan, Nathália, Netinho, Débora, Arthur, João Pedro, Giulia, Tiaguinho e bb). Mas dedico principalmente à criança presente em cada um de nós!

