As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. [Victor Hugo]
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
O GENE DA FÉ - CIÊNCIA E RELIGIÃO
domingo, 28 de novembro de 2010
SERES SEPARADOS POR DEUS PARA NOS REMENDAR A ALMA
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
CIÊNCIA E RELIGIÃO: UNIVERSO INCOMPREENSÍVEL
terça-feira, 9 de novembro de 2010
ESTRANHOS CONTORNOS

Tantas vezes exaltamos, ou somos exaltados
Tantas vezes humilhamos ou somos humilhados
Tantas vezes nossa importância se dá de acordo com o que fazemos pelos outros,
e menos pelo que somos
Quando olho ao redor, não me vejo por perto
Quando caminho por aí me vejo ao longe
Quando tento me buscar, mais ainda me perco
e distante me encontro
Podem conhecer meu exterior, mas não podem tocar o que está por dentro
Podem me olhar e ainda assim não me enxergar
Podem conhecer de mim somente o que deixo transparecer
e ainda assim é tão pouco
Caminho por entre pessoas que dividem seus sonhos comigo, no entanto, meus sonhos são apenas meus
Caminho por entre linhas mal traçadas que dão de encontro a lugar algum
Caminho por entre idéias distantes tentando encontrar o sentido das coisas
Estranhos contornos a obscurecer a confluência de todo o meu ser
Procuro sentido nas entrelinhas de um cotidiano sem objetividade
O que sentí, o que conhecí nunca brilhou através do que mostrei
Nunca ser, nunca enxergar, nunca enxergarei o que poderia ter sido
Tantos planos, tantos sonhos irrealizados
Nunca livre, nunca eu...
Perdí no amor para os versos de um estranho
E na loucura das palavras, em idéias confusas busco o meu sentido
Porém sem alcançar e sem se quer enxergar
Continuo buscando...
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
OS ANOS QUE PASSAM...

Os anos que passam... não passam sós, deixam um pouco deles e levam um pouco de nós
Mas o que importa, ao passar dos anos, não é onde você chegou, o que importa é onde está indo.
Os anos que passam e a maturidade nos dão a certeza de que não devemos nos comparar aos outros, mas sim com o melhor que podemos ser...
Maturidade tem mais a ver com as experiências que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários celebramos.
Entendamos que o ambiente e as circunstâncias tem grande influência sobre nós, mas somos responsáveis por nós mesmos...
Os anos que passam nos ensina que:
-Ignorar os fatos não altera sua importância
-Quando se cultiva tristezas a felicidade bate em outro lugar
-Deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo o que pedimos
E que os pequenos acontecimentos diários é que tornam a vida especial...
Com os anos que passam realizamos alguns sonhos, e pelo caminho perdemos alguns outros
E os erros que cometemos ao longo do caminho no ensina que o único modo de evitá-los é adquirindo experiência
E a experiência nos moldará em todo o tempo...
Com os anos que passam aprendemos que a verdadeira viagem se faz na memória
Cultivemos boas lembranças e amizades verdadeiras, pois algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos atender
Amigos farão a diferença em nós, com o passar dos anos...
Na vida haverá obstáculos, desilusões. No entanto, prossigamos.
Se quisermos os acertos, que estejamos preparados para os erros
A felicidade está em sempre continuar, buscar nas pequenas coisas grandes motivos para se viver...
O aprendizado nunca termina
E nos anos que passam, não existe parte da vida que não contenha lições
Tudo o que precisamos é acreditar, seguir e tentar. Sempre...
terça-feira, 12 de outubro de 2010
UM SORRISO DE CRIANÇA

Os tempos de criança tem cheiro de chuva, sabor de algodão doce...
Tem lembranças que nunca se apagam...
Ser criança é ter esperança no olhar
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
É ter o dia mais feliz da vida todos os dias
Tem uma frase de Arthur Miller que gosto demais, ele disse: “ Não se pega o espírito de uma criança correndo atrás dela. É preciso ficar parado e por amor ela retornará”
A criança nos mostra Deus no extraordinário e traduz a essência do ser criado por Ele
Ser criança é estar de mãos dadas com a vida.
É desejar ansiosamente todas as respostas
É fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles
Encontramos tanta alegria no sorriso de uma criança que o coração fica pequeno demais para o corpo.
O sorriso de uma criança é como o arco-iris depois de uma tempestade repentina
Ser criança é sentir o presente como se o amanhã não tivesse importância
É fazer planos, dormir inventando sonhos, mesmo os que não se podem realizar
É acreditar que tudo é possível
Por que não fazemos hoje o que fazíamos outrora: despertar a criança que em nós há
Sorrir por nada, brincar na terra, correr na chuva
Devolver o mistério dos sonhos de infância
Ser criança...
Ter os olhos cheios de maravilha e surpresa
Com renovada energia acordar cada manhã
Acreditar que o futuro ainda é uma missão a realizar
Que possamos...
Voltar a ser criança e reaprender o mundo. Retornemos aos sonhos!
Que reapareçam as lembranças de questionamentos
Desvelem-se incoerências acomodadas que já nos passam desapercebidas na correria do dia-dia
Voltemos às recordações escondidas no coração e que possamos nos reencontrar com o homem-menino que há dentro de cada um de nós!!!
Dedico estas reflexões às crianças da minha vida, umas pequenas, outras crescida e uma que ainda está por nascer (Icaro, Allan, Nathália, Netinho, Débora, Arthur, João Pedro, Giulia, Tiaguinho e bb). Mas dedico principalmente à criança presente em cada um de nós!
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
BUSCANDO MOMENTOS MÁGICOS...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010
QUANDO UM LIVRO FALA E A ALMA RESPONDE

sábado, 18 de setembro de 2010
TEORIA DO CAOS (EFEITO BORBOLETA)
“O bater de asas de uma borboleta no pacífico pode ser responsável pelo aparecimento de um tufão do outro lado do planeta”
O chamado Efeito Borboleta foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, na teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
O efeito borboleta, embora ilustrativo, explica o que cientistas chamam de teoria do caos – princípio que afirma que um pequeno evento pode ter conseqüências imprevisíveis, pois o resultado final é determinado por ações interligadas de forma quase aleatória.
É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido.
O efeito borboleta encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas, médicas, biológicas ou humanas na arte ou religião, entre outras aplicações, seja em áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo.
Segundo Ralph Stacey, professor de Administração da Hertford Business School: “… o Caos não significa desordem absoluta ou perda completa de forma, mas que sistemas guiados por certos tipos de leis perfeitamente ordenadas são capazes de se comportar de maneira aleatória e, desta forma, completamente imprevisível no longo prazo, em um nível específico”. Esta é a Teoria do Caos: há ordem na desordem e desordem na ordem.
Nossas ações e atitudes podem mudar a história de uma vida inteira, e afetar não só nossa vida como a do próximo. Atos estes que por vezes afetam pessoas das quais nem conhecemos.
Nós somos a soma das nossa escolhas e decisões, no entanto, a conta não leva em consideração somente nossa vida, mas daqueles que de alguma forma direta ou indireta são atingidos por nossas escolhas.
Dissertar sobre o Efeito Borboleta remete-nos a reflexão: que a história ao ser modificada, pode trazer consequencias, ou seja, atos individuais podem modificar o rumo dos acontecimentos e resultar em eventos completamente diversos.
Então preste atenção nas suas escolhas e tenha a disciplina e discernimento necessária para colocá-las em prática, pois são elas que moldarão, ativamente, o resto da sua vida, podendo afetar a vida de outros
sábado, 4 de setembro de 2010
AMIGOS QUE NOS FAZEM MELHORES DO QUE SOMOS



